Ministério da Cultura oferece bolsas para residência artística em Roma
Programa Conexão Cultura Brasil promove intercâmbio de estudantes e agentes culturais. Duração do curso é de três meses
O programa Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, que promove intercâmbio de estudantes e agentes culturais, fechou parceria, por meio da embaixada do Brasil em Roma e da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), para residências em duas fundações artísticas italianas: Fondazione Memmo e Fondazione Pastificio Cerere.
As duas vagas disponíveis (uma em cada instituição) estão com inscrições abertas para residência artística com duração de três meses, a partir de dezembro.
Os candidatos deverão entrar em contato diretamente com as fundações, que se encarregarão do processo seletivo. Uma vez aprovado, o candidato poderá participar do edital promovido pelo Ministério da Cultura, que prevê a concessão de recursos financeiros a título de ajuda de custo.
Sobre as instituições
Na capital italiana, no bairro São Lorenzo, próximo à universidade de Roma, uma antiga fábrica de massas deu lugar a uma das mais prestigiadas instituições culturais: o Pastifício Cerere. Criado em 2004 com o objetivo de promover e divulgar a arte contemporânea, a fundação também promove projetos educacionais e programas de residência dedicados a jovens artistas e curadores, juntamente com um programa variado de exposições, conferências, seminários e visitas de estúdio.
Também em Roma, a Fondazione Memmo surgiu graças à iniciativa do advogado Roberto Memmo, famoso colecionador de arte, conhecido na Itália por sua sensibilidade em relação ao patrimônio cultural e compromisso com a promoção e divulgação de obras de arte. Em 1972, o advogado criou a fundação em homenagem ao filho desaparecido. Até 1990, a instituição era dedicada a exposições de arte antiga. Em 2012, teve início um novo programa de exposições dedicada ao cenário da arte contemporânea.
Fonte: Ministério da Cultura