27/02/2015

MinC e UFPE divulgam lista final de selecionados

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Economia Criativa (SEC), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCIti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, divulgaram nesta quinta-feira (26) a lista final das propostas selecionadas na primeira chamada pública do LabCEUs, programa de ocupação dos laboratórios multimídia dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs).

Ao todo, foram selecionados 15 projetos, sendo 10 ocupações de dois meses de duração e cinco ocupações de quatro meses. As propostas apresentadas irão realizar ações que proporcionem interações entre a comunidade e a cidade, desenvolvendo pelo menos um dos quatro eixos temáticos da chamada pública: Comunicação, Interatividade, Espaços & Territórios e Raízes & Tradições.

A equipe LabCEUs entrará em contato com os proponentes para solicitar a documentação necessária para contratação dos bolsistas e definir ajustes de cronograma para realização das atividades, quando for o caso.

Os projetos selecionados deverão acontecer entre março e junho de 2015, nos Centros de Artes e  Esportes Unificados de Águas Lindas de Goiás (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Petrolina (PE), São Félix do Xingu (PA), Sertãozinho (SP) e Sete Lagoas (MG).

Sobre o LabCEUs

O projeto LabCEUs é um programa do Ministério da Cultura realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades, visando experimentar práticas tecnológicas que estimulem novas relações e diálogos entre as pessoas, a cidade e o ambiente à sua volta, repensando as estruturas existentes para modificar o cotidiano.

A primeira chamada pública do programa Laboratório de Cidades Sensitivas teve início no dia 18 de dezembro e as inscrições ficaram abertas durante 45 dias.  Foram recebidas quase 260 propostas oriundas de todo o Brasil. A segunda chamada pública do LabCEUs deverá ser lançada no mês de maio.

Confira abaixo a lista final das ocupações selecionadas para o LabCEUs:

Ocupações de 2 meses

1. Faça Parte do Movimento Maker 

Proponente: Odair Scatolini Junior

Cidade: Águas Lindas de Goiás (GO)

O que é: com foco no Movimento Maker, a ocupação visa discutir sobre os novos meios de fabricação digital e sobre ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de hardware e software livres. 

2. Territórios Nordeste – Mapeamento Cultural Multimídia

Proponente: Elaine Conceição Gomes da Silva

Cidade: Petrolina (PE)

O que é: aliando tecnologias ao registro, difusão e preservação da cultura popular, "Territórios Nordeste" pretende realizar uma cartografia cultural multimídia, de forma colaborativa, com o CEU de Petrolina e seu entorno. 

3. Labinventário: labs e processos em patrimônio cultural

Proponente: Alessandra Regina Gama

Cidade: Horizonte (CE)

O que é: a ocupação pretende mediar processos experimentais e sensitivos no campo do patrimônio cultural para a realização de um Inventário Participativo de Referências Culturais que ocorrerá junto à comunidade quilombola "Alto Alegre" e o CEU de Horizonte. 

4. Internet das Coisas (Arduino II + Raspberry PI) e Drones

Proponente: Eduardo Cena Pimentel

Cidade: Luís Eduardo Magalhães (BA)

O que é: a ocupação busca estimular a curiosidade e desenvolver habilidades nos participantes para uso de arduíno e drones, seja para fins de pesquisa ou para criadores (makers).

5. Laboratório Crítico de Mapas e Micro-docs

Proponente: Hugo Gomes do Nascimento

Cidade: São Félix do Xingu (PA)

O que é: espaço-tempo de pesquisa e trocas de conteúdo de processos cartográficos e audiovisuais como ferramenta de registro critico da paisagem, da memória oral e da história social como ferramentas de construção de discursos.

6. ArtCidade Erechim

Proponente: Cássia Camila Cavalheiro Fernandes

Cidade: Erechim (RS)

O que é: atividades lúdicas relacionadas ao espaço urbano, exibição de vídeos artísticos, oficina de malabares, workshop sobre Cidades Criativas e Economia Criativa e rodas de conversas com foco na cidade. 

7. Fala Livre – Arte, Rádio e Território

Propontente: Paulo José Olivier Moreira Lara

Cidade: Colatina (ES)

O que é: oficinas de redação e compilação de material, exploração de tecnologias e canais de comunicação livres com o objetivo de capacitar e desenvolver atividades relacionadas ao rádio e suas potencialidades, fomentando a criação local para o território.

8. Criando Personagens com Softwares e Hardwares Livres

Proponente: katharine Rafaela Diniz Nunes

Cidade: Sertãozinho (SP)

O que é: laboratório de animação e criação de personagens, que começa com a criação de história em quadrinhos, passando por modelagem e animação 3D, esculturas digitais, Open Movies e impressão em 3D.

9. A Canção do Entulho

Proponente: Bruno Fonseca Lanza

Cidade: Sete Lagoas (MG)

O que é: laboratório de música e metareciclagem, a ocupação utilizará materiais descartados do entorno para a construção de instrumentos musicais para composição de uma música e será  registrada em um video-clipe.

10. CriaCidade – Ocupação Cartográfica

Proponente: João Paulo Mehl

Cidade: Campo Largo (PR)

O que é: reconhecer e empoderar saberes e práticas locais, a ocupação realizará oficinas online de mapeamento participativo na web. A plataforma final será desenvolvida em software livre e terá seus dados publicados de forma aberta e integrada aos indicadores culturais do SNIIC.

Ocupações de 4 meses

1. GPS Coquetel Musical

Proponente: Luiz Adolfo Andrade

Cidade: Petrolina (PE)

O que é: realizar um jogo de palavras-cruzadas baseado em localização, utilizando a tecnologia GPS para explorar espaços públicos na cidade.

2. LCD – Lab[oratório]CEU de Cultura Digital

Propontente: Eduardo Lucas Novaes

Cidades: Colatina (ES)

O que é: implementaçao de um hackerspace e um laboratório de metareciclagem pela Casa de Cultura Digital de Vila Velha. 

3. Vídeo Especular

Proponente: Leandro Magno Ribeiro de Moraes

Cidade: Águas Lindas de Goiás (GO)

O que é: realizar um mini-documentário relacionando o espaço urbano e a cultura digital, a partir de um laboratório que mescla vídeo, tecnologias livres, práticas faça-você-mesmo e metareciclagem. 

4. CDN – Comunidade Transforma

Proponente: Luís Rogério Honório da Silva

Cidade: Sertãozinho (SP)

O que é: realizar oficina de capacitação técnica em práticas de captação e edição de imagens e oferecer condições para que beneficiados possam produzir registros na forma de documentários.

5. Vozes da Inclusão: tecendo redes no Xingu e com o Solimões

Proponente: Gleison de Almeida Martins

Cidade: São Félix do Xingu (PA)

O que é: a partir da rádio livre, a proposta irá estimular a ocupação do CEU por movimentos sociais, artistas, profissionais e grupos populares, tendo em vista a criação de redes de comunicação popular.

Fonte:
Ministério da Cultura

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×