14/03/2016

Metodologias Ativas para todos os cursos do Ensino Superior

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Especialista em metodologias ativas defende o protagonismo dos alunos em cursos de todas as áreas do conhecimento

*Carolina Fraga
“A utilização de metodologias que incentivem os alunos de graduação a exercerem um papel mais ativo no processo educacional não deve ficar restrita às áreas de saúde, como tem sido comum no Brasil”. É nisso que acredita a professora e especialista em metodologias ativas Drª Rosa Malena Delbone, coordenadora do Programa online “Docência em Pauta”, que mensalmente transmite via internet discussões sobre os desafios do professor para o século XXI. Caracterizadas por estimular a resolução de problemas, a tomada de decisões e o trabalho em equipe - em lugar da memorização de conteúdo, as metodologias ativas vem ganhando espaço até em áreas geralmente vistas como mais tradicionais. Nesta entrevista, a Professora conta um pouco sobre a implantação das metodologias ativas em diferentes cursos de graduação e fala sobre o curso que realizará em abril, na capital mineira, sobre o tema. 

G.U. - Usualmente, as IES têm utilizado metodologias ativas em cursos da área de saúde. Elas podem ser aplicadas a outras áreas?
Sim, podem e devem ser aplicadas em todas as áreas. A Universidade de Maastricht, na Holanda, utiliza o PBL, por exemplo, em todos os cursos de graduação, incluindo áreas de humanas e exatas. Aqui no Brasil, em São Paulo, por exemplo, alguns cursos de engenharia utilizam metodologias ativas em seus currículos.

G.U. - O que caracteriza as metodologias ativas?
A aprendizagem é centrada no aluno, e o professor é um facilitador do processo. Isso torna o ato de estudar mais motivador para o aluno e o permite desenvolver autonomia para a busca e construção do conhecimento. Pode ser desenvolvida em pequenos ou grandes grupos.

G.U. - Quais as vantagens da utilização de metodologias ativas no ensino superior?
As metodologias ativas motivam os estudantes para o aprendizado, melhoram o desempenho teórico e prático dos alunos, desenvolvem a habilidade de comunicação e formam profissionais capazes de auto gerenciar seu processo de educação continuada.

G.U. - Existem áreas do conhecimento nas quais é necessário um empenho maior para a implantação das metodologias ativas? 
As barreiras não estão relacionadas às áreas de conhecimento e sim à falta de formação docente para a utilização de metodologias ativas nos diferentes cursos de graduação.

G.U. - A IES pode implantar metodologias ativas em turmas em andamento? Como isto se dá?
Sim, pois existem metodologias ativas que podem ser utilizadas em aulas isoladas, em uma ou mais disciplinas ou no currículo do curso, como um todo. Dependerá da necessidade e realidade local do curso/IES.

G.U. - Em abril, você realizará pela Carta Consulta, em Belo Horizonte, um curso sobre metodologias ativas aplicáveis a todos os cursos de graduação.  Quais os objetivos do curso?
O curso favorecerá o exercício da docência no século XXI, pois permitirá ao participante o conhecimento de técnicas e estratégias para o uso de metodologias ativas de aprendizagem no currículo/módulo/disciplina/atividade em qualquer curso de graduação.

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