17/02/2023

Mês da mulher requer cada vez mais maturidade do mercado

M%c3%aas_da_mulher

Março é o mês da mulher. Você já pensou quais ações deve tomar em suas homenagens?

 

O mês da mulher está chegando e as lojas precisam se preparar para atender às demandas de um público consumidor cada vez mais exigente. A maturidade do mercado caminha no sentido da representatividade, da moda acessível e da entrega de soluções alinhadas às suas  expectativas  

Mas, afinal, como se preparar para esse novo mercado? Como conhecer as necessidades de um público tão diverso? De que maneira as marcas podem oferecer um produto que também entregue experiência?

O papel da mulher na sociedade

A mulher sempre desempenhou um papel crucial na formação da sociedade. Dentro das famílias, como figura central na educação dos filhos, por muitas gerações, as mães marcaram a construção da identidade e dos princípios morais das crianças.

Além disso, a educação dos filhos era, em grande parte, de responsabilidade da mãe. Por isso há uma célebre frase que diz que a “mãe é a mão que balança o mundo”.

Esse papel histórico, que foi sendo transformado ao longo do tempo, já aponta para a relevância que as mulheres têm frente à humanidade. Historicamente, elas foram as responsáveis por moldar os primeiros anos de vida dos seres humanos. 

Com a evolução da sociedade e uma demanda pela integração e ampliação na participação das mulheres em outros meios — que não só o familiar — elas passaram, gradativamente, a ocupar espaços que antes eram tradicionalmente masculinos.

Hoje, vivemos em uma sociedade muito mais diversa e democrática. As mulheres, além de mães, são esposas, empreendedoras, funcionárias e diretoras de empresas. A participação dentro da sociedade se expandiu de uma maneira significativa.

As mulheres de ontem não são iguais às mulheres de hoje e provavelmente não serão as mulheres de amanhã.

Todo esse movimento de ocupação de espaços ainda é uma luta na qual homens e mulheres procuram encontrar o seu lugar. Neste contexto, existe a necessidade das empresas entenderem toda essa transformação, criando condições para ampliar o debate, contribuindo para o desenvolvimento social. 

A relação entre o mercado e as mulheres

Se as mulheres de ontem já não são iguais às mulheres de hoje, isso sinaliza que as suas necessidades também mudaram.

O mercado de trabalho, que até algum tempo era ocupado predominantemente por homens — especialmente os altos cargos de direção — hoje, já encontra nas mulheres figuras de grande representatividade e potencial.

Mas não é só o mercado de trabalho que está marcado por essa transformação. O mercado consumidor, que cada vez tem uma parcela de participação de consumidoras mulheres, precisa se adaptar a essa nova realidade.

Afinal, hoje, muitas mulheres não querem apenas flores, o dinamismo da transformação as tornou mais exigentes e únicas. Comemorar o mês da mulher vai muito além de presentear com flores ou doces, elas estão em busca de representatividade, debates profundos, oferta de moda inclusiva e acessível a todos os corpos.

É uma demanda de ampliação na oferta de produtos e serviços. As empresas podem aproveitar o mês da mulher para começar um debate, revisitar seus processos e produtos e buscar meios de entregar as soluções que estas consumidoras estão procurando. 

Produtos e serviços para o mês da mulher

As lojas devem pensar na oferta de produtos e serviços que foquem na diversidade e na transformação que a sociedade busca. Isso não significa abrir mão do cuidado e do carinho com que as mulheres devem ser tratadas.

Oferecer mimos especiais durante o mês da mulher, flores e doces como forma de demonstrar o respeito e carinho é uma ação estratégica importante para qualquer marca.

Aliado a esse cuidado é importante pensar na oferta de produtos diversos, que atendam as necessidades dessas consumidoras que vivem num meio cada vez mais dinâmico e exigente.

Itens de cuidado pessoal para mulheres com diferentes tipos de cabelo, produtos de beleza para todos os tipos de cores de pele, itens de moda acessível para diferentes corpos e estilos são apenas alguns exemplos que podem ser levados em consideração pelas marcas.

Com a possibilidade de entregar soluções personalizadas, as empresas devem aproveitar o período para valorizar as mulheres, estimulando o seu desenvolvimento e ampliando a sua representatividade. 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×