07/08/2017

Mensuração e ou Avaliação: Uma análise no sentido educacional.

Por Ivan Carlos Zampin – Professor Doutor, Docente no Ensino Superior, Ensino Fundamental e Médio e Gestor Escolar.

"Mensuração" e "avaliação" são expressões muitas vezes utilizadas como sinônimos, embora não o sejam. Comecemos por examinar o gênero "mensuração", do qual a mensuração escolar é uma espécie de: Vejamos a definição:

"Medida que é o processo que se configura pela observação, obtenção, análise e síntese dos dados ou informações que delimitam o objeto ou o ato com o qual se está trabalhando."

"Pode-se definir a medida como a atribuição de um número incluído numa série a cada um dos integrantes de uma série de pessoas ou objetos, de acordo com certas regras estabelecidas."

"Medir é o ato de colher informações e ordená-las, levando em conta seu aspecto quantitativo, numérico."

Nas definições acima, percebe-se, numa primeira leitura, que não houve qualquer preocupação com o significado exato das expressões. Assim alguns utilizam medidas como processo ou ato de medir, outros como produto da medida. De qualquer forma, a partir delas, atentos muito mais ao que queriam dizer do que propriamente disseram, podemos definir: “Mensurar é o ato de quem compara uma grandeza de um ser ou fenômeno a uma escala mediante um instrumento e regras adequadas, produzindo a medida expressa em símbolos.”

Daí que a mensuração podemos distinguir, segundo Lindeman:

a) agente de mensuração — quem procede a leitura do instrumento mensuração, após haver realizado comparação da escala, mediante um instrumento, como o ser ou fenômeno a ser medido.

b) instrumento — é o elemento que fornece a medição entre o ser ou fenômeno a ser mensurado e a escala de mensuração. Via de regra esse instrumento já traz impressa a própria escala a que se destina, mas isso não é fundamental. Nas medidas de comprimento, podemos utilizar instrumentos diversos, como a régua, o metro ziguezague de marceneiro, a trena, tal que, já trazem inscrita a escala métrica decimal e, às vezes, a escala métrica inglesa, no verso.

De qualquer forma, não se pode confundir o instrumento, que é o medidor, com a escala, que existe independente do instrumento.

c) escala - é o conjunto de unidades representando uma porção definida da grandeza a ser medida. Compreende os múltiplos e submúltiplos e corresponde a conversão universalmente aceita.

d) grandeza - ou dimensão do ser ou fenômeno a ser medido. É necessário que a dimensão ou grandeza seja perfeitamente definida, sob pena de que a medida pode nada expressar. É importante notar que a mensuração dirige-se em cada grandeza em separado. Quando tomamos a medida do comprimento de um objeto, estarão apenas preocupados em conhecer essa dimensão do ser. Nada mais. Se tratar de madeira, ferro ou plástico não nos interessa. É claro que posso proceder a diversas medições, mas cada uma delas será tomada em separado.

e) símbolo - é o que expressa a mensuração e deve ser estabelecido segundo certas regras universalmente aceitas. Pode ser literal, numérico, gráfico e não há qualquer preocupação com aspectos descritivos do fenômeno ou ser.

Os símbolos numéricos especificam melhor as grandezas e, nas escalas intervalares com zero absoluto, têm a vantagem de permitir toda a sorte de cálculo estatístico. As medidas, no entanto, só podem ser tomadas no caso de escalas intervalares, compreendendo aí as proporcionais. É fundamental a existência de unidades bem definidas. Assim, podemos com essa base distinta  examinarmos agora a expressão “avaliação”.

Segundo definições “avaliação” significa atribuir ou dar valor. Sendo juízo de valor expressa-se de maneira descritiva, embora essa descritividade possa estar representada por um símbolo de aceitação universal. Na origem, a avaliação confunde-se com a mensuração: há um avaliador, algo a ser avaliado, os instrumentos de avaliação e uma escala ou constructo, ou seja, construção puramente mental, criada a partir de elementos mais simples, para ser parte de uma teoria para avaliação. Note-se, no entanto, que a avaliação pressupõe, em certas circunstâncias, a prévia mensuração, mas não é ela própria. Supõe a existência de mensuração prévia devidamente combinada para servir de base à emissão do juízo.

Nesse contexto, pode-se estabelecer critérios e realizar medições em cada uma das variáveis intervenientes na avaliação, mas o produto final, “a avaliação”, é juízo emitido pelo avaliador decorrentes da maneira como combinou as diversas variáveis. Avalia-se o mérito de alguma coisa.

É interessante notar, aqui, como a medida é empobrecedora, quantificando apenas uma grandeza do ser ou fenômeno. A avaliação, por outro lado, tem a pretensão ou a necessidade de ser descritiva, englobando num juízo diversas medições obtidas com maior ou menor rigor, cada grandeza a sua vez. Enquanto a mensuração tem como meta primordial a objetividade, diríamos quase a impessoalidade do mensurador, a avaliação por ser juízo, estará sempre na dependência da subjetividade do avaliador.

Sendo coisas distintas a mensuração em geral e a avaliação em geral, mostram ficar fácil perceber os sentidos das espécies "mensuração educacional" e "avaliação educacional". "A mensuração educacional" dirige-se a apenas uma dimensão da educação a cada vez. Pode-se medir conhecimento, pode-se medir habilidade e atitudes, pelo menos no campo teórico. Os instrumentos de medição são preferencialmente os testes e provas objetivas. As escalas são variadas, mas sempre procuram ser intervalares.

A "avaliação educacional" pretende englobar mais de uma dimensão da educação num juízo apenas: pretende verificar o mérito de um aspecto educacional. Essa primeira tomada de posição em relação à imprecisão terminológica no campo já permite distinguir diferenças significativas entre a "mensuração educacional" e a "avaliação educacional". É bem verdade, todavia, que essa diferença não produz alteração na realidade educacional. É que os professores realizam mensuração e a denominam avaliação; às vezes não fazem nem uma nem outra e usam indiferentemente qualquer das duas expressões.

Finalmente, então devemos prosseguir, portanto, elucidando essas expressões. À medida que as examinamos com mais profundidade, começamos a perceber que a confusão é meramente terminológica. Representam posicionamentos diferentes frente ao ato educativo. Alguns se ligam a determinadas doutrinas e falam em "avaliação da aprendizagem" a sugerir variantes das doutrinas aqui discutidas.  

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