Memorial integra rota turística alternativa em Pernambuco
Espaço criado em homenagem a Chico Science conta com três ambientes que contam a história do mangue beat no Brasil
O pernambucano Chico Science foi um artista marcante para a música brasileira, seja participando do grupo Chico Science e Nação Zumbi ou como artista solo.
Um memorial em sua homenagem foi construído em Recife, cidade onde nasceu Chico e onde ele criava suas músicas. Science foi responsável pela criação do gênero musical mangue beat e sua divulgação dentro e fora do País.
A mistura de ritmos modernos com o regional maracatu e a embolada inovaram a música brasileira nos anos 90. Nas letras tratava da paisagem do mangue e dos problemas de Recife.
O memorial é uma iniciativa da Prefeitura de Recife e faz parte do Complexo Turístico Cultural Recife Olinda. O espaço tem três ambientes, um informativo com uma exposição fixa montada em painéis com fotos do artista, além de textos com sua história. Nesse espaço há também CDs e vinis com bandas de Pernambuco.
O segundo é um ambiente com espelhos escuros, onde acontecem workshops e oficinas de artetecnologia; e o terceiro ambiente é um ambiente educativo, onde são apresentados documentários, filmes e vídeos sobre o manguebeat e a repercussão desse movimento na música brasileira.
Chico Science é autor de discos que fazem parte da lista dos 100 melhores da música brasileira pela Rolling Stones Brasil. Dentre eles estão Afrocibederlia e Da Lama ao Caos.
Serviço
Atendimento ao público: Segunda à sexta, das 9 às 17h; fechado nos fins de semana.
Fone: (081) 3355.3158 | 3355.3159
Entrada gratuita.
Endereço: Pátio de São Pedro, casa 21
Bairro de São José – Recife – PE
Site: www.recife.pe.gov.br/chicoscience
Fonte: Blog do Turismo