18/10/2023

Medalha Nilo Peçanha homenageia destaques da EPT no Brasil

Cerimônia de entrega ocorreu na 3ª SNEPT, prestigiando pessoas e entidades que se destacam na defesa e na promoção da educação profissional e tecnológica.

O Ministério da Educação retomou a entrega da Medalha Nilo Peçanha, patrono da educação profissional e tecnológica no Brasil (Lei nº 12.417/2011), durante a 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre até 22 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

De acordo com a Portaria nº 34, de 12 de julho de 2023, que institui a Medalha Nilo Peçanha, a premiação ocorrerá anualmente com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas e entidades governamentais ou não governamentais que tenham atuado na defesa e na promoção da educação profissional e tecnológica. A medalha Nilo Peçanha teve uma única edição, em 2020. Na edição deste ano foram 16 homenageados.

Homenageados – O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Ferreira, fizeram a entrega das medalhas aos homenageados presentes: Reginaldo Lopes, deputado federal; Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho; Marcondes Mundin Guimarães, ex-diretor da antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte; Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai Nacional; Almério Melquíades Araújo, coordenador da unidade do ensino médio e técnico do Centro Paula Souza; Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), representado por sua presidente, Maria Leopoldina Veras; Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), representado por sua presidente, Maria Soraya Pereira; e Instituto Votorantim, representado pela gestora de educação da entidade, Anna Bruschetta.

Os homenageados José Henrique Paim Fernandes, ex-ministro da Educação, e o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, estiveram representados pelo professor Aléssio Trindade de Barros e pelo diretor regional do Senai São Paulo, Ricardo Figueiredo Terra, respectivamente.

Também foram agraciados com a Medalha Nilo Peçanha, edição 2023: Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil; Rose de Freitas, ex-senadora da República; Aurina Santana, ex-reitora do IFBA; Eliezer Pacheco, ex-secretário da Setec/MEC; Sérgio França, ex-diretor do Cefet/RN; e Vitor de Angelo, secretário de Educação do Espírito Santo. Estas medalhas serão entregues oportunamente pela Setec/MEC aos homenageados.

“A valorização da educação voltou e também voltamos com essa premiação. Nossa proposta é voltar a destacar, anualmente, aqueles que constroem e que lutam pela educação profissional e tecnológica no País”, disse o secretário Getúlio Marques Ferreira, lembrando que é fundamental a união de todos para aumentar o número de matrículas nesta modalidade de ensino.

Nilo Peçanha – A história das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets). Em 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.892, criando 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Hoje, são 680 unidades que compõem a Rede Federal. 

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - 17.10.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×