MEC recebe demandas de assistência técnica na EPT
O Ministério da Educação (MEC) publicou, na segunda-feira, 21 de julho, a chamada pública para a seleção de demandas de assistência técnica em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, no contexto da rede federal e das redes estaduais ofertantes de educação profissional e tecnológica (EPT). O Edital nº 18/2025 integra o projeto Assistec Inova, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
As demandas para a chamada pública devem ser encaminhadas até o dia 31 de agosto. Se forem selecionadas, as instituições serão contempladas com capacitações, consultorias, revisão de normativas e fortalecimento de ambientes de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade em mais de 30 áreas específicas, tais como certificação de laboratórios, lei da inovação, centros de pesquisa, economia solidária, empresas juniores, laboratórios makers, entre outras.
A chamada pública atenderá até 100 demandas institucionais propostas pelas 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelas 32 secretarias ou autarquias das redes estaduais de EPT.
As instituições selecionadas receberão assistência técnica especializada para desenvolver ou aprimorar ativos institucionais estratégicos, como resoluções, normativas, processos e fluxos de trabalho que consolidem a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade, tendo como principais impactos a melhoria na qualidade dos serviços, o desenvolvimento de soluções inovadoras e o fortalecimento de parcerias.
Assistec Inova – Lançado em 2024 pelo MEC, o projeto tem como meta fortalecer os ambientes de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade nas redes públicas ofertantes da EPT por meio de capacitações e consultorias.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec - 22.07.2025