MEC realiza reunião da Comissão de Educação Bilíngue de Surdos
O Ministério da Educação (MEC) realizará, nos dias 22 e 23 de abril, a 5ª Reunião da Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS). O encontro ocorrerá na sala de reunião da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília. Serão discutidas e deliberadas as pautas e as demandas da CNEBS, fortalecendo a Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos.
O encontro reunirá representantes governamentais, membros titulares da CNEBS, representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, e entidades e instituições representativas da comunidade surda.
Para a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, Patrícia Rezende, a reunião tem uma simbologia especial. “Ela representa muito mais do que um espaço técnico: é um ato político, coletivo e necessário. Cada encontro da CNEBS é como uma semente lançada em um solo fértil de lutas, conquistas e memórias das comunidades surdas. Estamos construindo, com mãos firmes e escuta sensível, uma política pública que floresça em Libras", destaca.
"A Educação Bilíngue de Surdos não é concessão, é justiça linguística. É o resultado de uma caminhada longa, feita de resistências e afirmações. E voz, para nós, também se faz com as mãos. Quando o Estado assume esse compromisso, reafirma que Libras é central para uma sociedade realmente inclusiva e democrática”, completa Patrícia.
O MEC vem avançando na construção da Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos, com o objetivo de garantir qualidade e equidade na educação de pessoas surdas. A Comissão está mobilizada no debate de eixos e diretrizes e na mensuração do orçamento necessário para consolidar essa política. A previsão é concluir a proposta ainda este ano, com responsabilidade e escuta ativa das comunidades surdas.
CNEBS – Instituída pela Portaria nº 993/2023, a Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos é formada por representantes do Governo e da sociedade civil. O colegiado assessora o MEC na formulação e na implementação da Política Nacional de Educação Bilíngue de Surdos, bem como na execução das ações de educação voltadas às comunidades bilíngues de surdos, surdos-cegos, pessoas com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi -17.04.2025