MEC promove formação de articuladores da Renalfa Estadual
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove, entre os dias 17 e 20 de março, em Salvador (BA), o 1º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) de 2025. O objetivo do encontro é fornecer apoio técnico aos membros da Renalfa, embasado nas premissas fundamentais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A transmissão da abertura está disponível no canal do MEC no YouTube.
“Nosso objetivo é reforçar o compromisso com a alfabetização na idade certa e com o salto na qualidade da educação brasileira”, apontou o diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica do MEC, Valdoir Wathier. “Por meio do trabalho em conjunto e do compartilhamento de experiências, a rede aqui reunida assume um papel fundamental nesse processo, trabalhando pela alfabetização de todos os brasileiros e pela superação das desigualdades. Sem equidade, não existe educação de qualidade”, completou.
Durante o evento, foram apresentados o panorama das ações executadas em 2024 e as prioridades do CNCA para o ano de 2025, bem como o Plano de Ações do Território Estadual; o Plano de Trabalho Anual de 2025; o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil; os cursos de especialização; e a estratégia de priorização dos entes federados e escolas em razão dos indicadores de alfabetização.
O ciclo é realizado trimestralmente para alinhar e formar os membros da rede e fortalecer a articulação das políticas públicas relacionadas à alfabetização, fornecendo bases para uma estrutura de governança sistêmica do CNCA. Participaram do encontro os representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), as equipes técnicas da Secretaria de Educação da Bahia (Seduc-BA) e os 54 articuladores estaduais da Renalfa.
Renalfa – Estabelecida pela Portaria nº 1.774/2023, a Renalfa é um componente fundamental do CNCA, ao ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino. Conta com mais de sete mil articuladores, sendo cinco nacionais; dois em cada estado e no Distrito Federal; três em cada região; e um em cada município. Assim, com uma coordenação integrada às políticas educacionais de alfabetização em todo o país, a Renalfa visa promover a melhoria contínua da qualidade da alfabetização.
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 18.03.2025