MEC promove debate sobre gestão do ensino médio
O Ministério da Educação (MEC) promoveu o seminário “A Gestão da Escola Pública no Ensino Médio em Debate” no dia 6 de maio. O evento reuniu representantes de secretarias estaduais de educação e instituições públicas de educação superior (IPES) credenciadas na Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ofertarão o Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem), e seus professores conteudistas.
A iniciativa faz parte das estratégias de apoio do MEC para a implementação da Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), que, no âmbito das formações, realizou inicialmente a capacitação das equipes técnicas das secretarias de educação estaduais e de representantes dos conselhos estaduais e distrital de educação.
Além de qualificar o debate sobre a política, o seminário serviu para aproximar as redes de ensino e as IPES a fim de delinearem o cronograma e os polos em que serão ofertadas as vagas da primeira oferta do curso.
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, afirmou que é preciso ter uma orientação para a perspectiva de implementação de uma política nacional a partir de uma análise de raça, gênero, classe e região. “No caso brasileiro, importa muito e diz quem são essas juventudes que vão estruturar ou para quem nós precisamos estruturar a Política Nacional do Ensino Médio”, apontou.
Para o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, Alexsandro Santos, as equipes de gestores devem estar preparadas para enfrentar os desafios da implementação do ensino médio na escola. “É por isso que nós construímos, a partir dessa visão, a proposta desse curso de especialização para as equipes gestoras das escolas de ensino médio”, explicou.
Formação – Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as secretarias de educação, o MEC pretende formar 40 mil diretores e coordenadores pedagógicos de escolas estaduais de ensino médio em curso de especialização. A iniciativa será focada nas especificidades da gestão escolar para a etapa do ensino médio com vistas à atuação qualificada nas unidades escolares e nas comunidades educativas.
A primeira turma do curso tem previsão para iniciar em agosto e deverá contar com mais de nove mil educadores. O curso terá formato em educação a distância (EaD), por meio dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
No período vespertino, os participantes trabalharam em grupos por unidade federativa com o objetivo de discutir o melhor cronograma para o início da oferta do curso e quais os polos mais estratégicos por região, considerando o mapa de demanda de vagas elaborado pelo MEC.
Em 5 de maio, dia anterior ao seminário, o MEC e a Universidade Federal do Alagoas (Ufal) realizaram reunião técnica e preparatória para a oferta da Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio. Em 7 de maio, a equipe de professores conteudistas e pesquisadores de diversas universidades do país também participou de uma oficina sobre a preparação do material pedagógico da formação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes - 08.05.2025