MEC participa de Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem
O Ministério da Educação (MEC) participa do Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem, que acontece entre 29 e 30 de abril, em Madri, na Espanha. Promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Universidad de La Rioja (Unir), o encontro tem o objetivo de discutir políticas públicas com foco na gestão para a melhora da qualidade de aprendizagem.
O MEC é representado no evento pela secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, e pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo. Também participam o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, e a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires Carvalho. Além dessas autoridades, estão presentes secretários municipais e estaduais de educação, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Kátia Schweickardt destacou a oportunidade como um “importante momento de formação acerca das experiências internacionais e de fortalecimento do regime de colaboração na educação básica brasileira”.
Segundo Zara Figueiredo, o evento tem uma contribuição importante para o debate educacional. “Esse evento busca discutir lógicas de gestão que podem incidir sobre os processos de aprendizagem dos estudantes. Note que não estamos falando da ‘gestão da aprendizagem’, mas, sim, de estratégias de gestão para produzir aprendizagens. Desse modo, alteramos o foco de pensar a gestão apenas para tomada de decisão na perspectiva orçamentária ou administrativa, para pensá-la voltada à aprendizagem”, afirmou.
Programação – A programação de segunda-feira, 29 de abril, começou com o painel de abertura e foi seguida pela discussão do tema “Transformação digital e governança na formação da Ibero-América: perspectivas e experiências”. Em seguida, os participantes visitaram o Ministério da Educação espanhol e foram recebidos pelo embaixador brasileiro na Espanha, Orlando Leite Ribeiro. A tarde do primeiro dia foi reservada para dois painéis: “Gestão para a aprendizagem: perspectivas internacionais” e “Gestão para a aprendizagem: perspectivas brasileiras”.
As atividades desta terça-feira, 30 de abril, consistem em visitas às escolas IES San Isidro e IES San Mateo, assim como à Universidad Internacional de La Rioja. Durante a tarde, acontecerá o workshop “Desafios e oportunidades para a formação de gestores escolares”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) - 30.04.2024