10/10/2025

MEC participa de painel sobre educação e formação

Debate sobre extinção de diplomas e educação para os jovens integrou programação do Festival Curicaca, evento que ocorre junto com a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília.

O Ministério da Educação (MEC) participou, nesta quinta-feira, 9 de outubro, do painel “Diplomas em extinção? Como a educação deve evoluir? Quais formações serão obsoletas ou indispensáveis?”. O debate integrou a programação do Festival Curicaca, evento que ocorre junto com a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), em Brasília (DF). O painel discutiu o futuro da educação em meio às transformações e às inovações do mundo contemporâneo. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, afirmou que a educação profissional e tecnológica (EPT) é uma oportunidade para a juventude, que busca disciplinas de caráter mais prático em sala de aula. “Com a formação profissional, o jovem desenvolve habilidades técnicas e competências socioemocionais aliadas à formação cidadã, à inovação e ao empreendedorismo. A EPT também representa estabilidade, pois gera mais oportunidades de emprego, maior renda e qualidade de vida”, disse o gestor.  

Bregagnoli ainda destacou a importância de uma modernização da grade curricular para esses jovens estudantes, que deve focar na atratividade para a continuidade dos estudos e na flexibilização do currículo. 

Nesse cenário, o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus David, acrescentou que a expansão da educação em 2025 proposta pela pasta leva em conta o surgimento das novas tecnologias e um ajuste curricular na oferta dos novos cursos. Ele destacou a importância do diploma e da formação para os jovens, que hoje têm uma maior resistência em relação à educação convencional. 

“O processo de aprendizagem na universidade não é só aquisição de conhecimento. A vivência universitária vai além do que o aluno recebe em sala de aula, pois estimula outras competências. Além disso, pesquisas mostram que os anos dedicados à educação e à formação interferem na renda das pessoas no futuro”, disse David. 

Também participaram do debate o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Felipe Morgado; a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado; e o reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB), Manuel Furriela. O painel foi mediado pela apresentadora Maria Paula Fidalgo. 

Semana Nacional da EPT – A 5ª edição da SNEPT é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e está sendo realizada em conjunto com o Festival Curicaca, evento promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) que conta com programação gratuita até sábado, dia 11 de outubro. 

Nesta edição, os visitantes puderam conhecer 400 projetos de 62 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros. A SNEPT tem como objetivo a divulgação da EPT no país e este ano discutirá o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec - 09.10.2025
 
 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×