MEC participa de evento educacional na França
O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) — representou o Brasil na 34ª Conferência da Associação Europeia de Educação Internacional 2024 (EAIE Conference and Exhibition). Com o tema “En route”, o evento teve mais de 6 mil participantes, de mais de 100 países, e buscou debater sobre tecnologias digitais, práticas sustentáveis e novas formas de apoiar o trabalho da comunidade de educação internacional. A Conferência ocorreu em Toulouse, na França, entre os dias 17 e 20 de setembro.
O MEC marcou presença no evento por meio do estande “Study & Research in Brazil”, com o objetivo de divulgar a educação superior brasileira e estabelecer novas parcerias. O estande contou, principalmente, com representantes do setor de Relações Internacionais de 43 organizações, entre instituições de ensino superior, órgãos governamentais e associações. O Brasil já havia participado de outras edições do encontro, mas esse foi o recorde de participação brasileira.
A realização da Conferência em um país com longa tradição de cooperação com o Brasil favoreceu que a Embaixada Brasileira em Paris, a Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e a agência governamental francesa Campus France promovessem o evento “Brasil-França: caminhos para a cooperação”. Nele, foram compartilhadas informações sobre ambos os países, para ser ampliada a cooperação entre as instituições.
A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior da Sesu, Tania Mara Francisco, representou a Pasta na ocasião. “Tive a oportunidade de apresentar o sistema de educação superior [do Brasil] no país, com ênfase nas instituições federais, que são cruciais para a produção de conhecimento e para o desenvolvimento científico e tecnológico. Abordei também os principais desafios e oportunidades dessas instituições, com foco no Novo PAC [Novo Programa de Aceleração do Crescimento] e nas áreas de sustentabilidade, inovação e internacionalização”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu -23.09.2024