12/06/2024

MEC participa da 18ª premiação da OBMEP

Mais de 650 estudantes foram premiados nessa edição da olimpíada. Encontro contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Presidente Lula.

A Cerimônia Nacional de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ocorreu nesta terça-feira, 11 de junho, no Rio de Janeiro. O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estiveram presentes na ocasião para premiar com medalha de ouro os 654 estudantes vencedores da maior competição científica do País. 

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a edição deste ano teve a participação de mais de 18 milhões de alunos, desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Colaboraram com a competição 55,3 mil escolas públicas e privadas, em 99,8% dos municípios brasileiros. 

Para o Ministro Camilo Santana, a OBMEP é mais do que uma simples competição. “Essa é uma verdadeira celebração do conhecimento, que promove a integração de escolas públicas com universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas. Esse evento celebra a dedicação, o esforço e o talento dos nossos jovens estudantes e é um marco na educação do País”, disse. 

Na ocasião, o Ministro da Educação também anunciou a assinatura do Programa Mais Ciência na Escola, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo ele, a iniciativa é de suma importância para fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, ao integrar a ciência de forma mais profunda no cotidiano escolar, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século 21.  

O programa vai disseminar o letramento e a educação científica na educação básica, com a implementação de laboratórios maker em escolas públicas, acompanhados de planos de atividade, formação de professores e bolsas de auxílio. Assim, o programa dá protagonismo aos estudantes para que eles possam desenvolver projetos, inclusive criando soluções para o cotidiano da sua família e da sua comunidade. 

Para o Presidente Lula, o valor da olimpíada reside na sua capacidade de superar desigualdades e de formar profissionais para o futuro. “O Brasil precisa muito de cientistas, matemáticos, engenheiros e tantos outros diplomados. Com a OBMEP, podemos dar oportunidades iguais para todos os estudantes, sem distinção de cor, gênero ou classe social, e promover o apreço por aprender e pela ciência, para que esses alunos possam alcançar uma boa formação acadêmica e profissional”, declarou. 

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, declarou que a participação na OBMEP está “diretamente ligada à melhoria do desempenho em matemática”. Para ele, “as melhorias vêm não só para o medalhista, mas também para toda a escola. Uma medalha na OBMEP é uma conquista extraordinária e capaz de mudar vidas, ao abrir portas que antes poderiam estar fechadas”. 

A ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, garantiu que “a OBMEP é fundamental para popularizar a ciência e motivar a juventude brasileira”. “Os jovens valorizam a ciência, mas, apesar do interesse, muitas vezes estão distantes dela e ficam mais suscetíveis às fake news. Então, com a olimpíada, podemos aproximar o estudante das ciências, para assim enfrentar as desigualdades e ampliar as oportunidades”, concluiu. 

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada e realizada pelo Impa, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.      

Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. Isso permite que um maior número de estudantes brasileiros acesse material didático de qualidade. 

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC - 11.06.2024

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