01/12/2023

MEC organiza Seminário Nacional Escola das Adolescências

Encontro debaterá compromissos de uma política nacional para anos finais do fundamental. Será exibido o documentário “Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental”.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove o Seminário Nacional Escola das Adolescências: compromissos de uma política nacional para os anos finais do ensino fundamental, nesta sexta-feira, 1º de dezembro, das 14h às 18h30, no Cine Brasília, na capital federal. Na ocasião, será exibido o documentário Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental, realizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), da Universidade de São Paulo (USP). O evento é organizado pela Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica.

O objetivo do Seminário é apresentar os elementos organizadores da estratégia do Ministério para avançar na melhoria da oferta dos anos finais do ensino fundamental. A estratégia busca valorizar a etapa de desenvolvimento em que os estudantes se encontram, focalizando oportunidades de aprendizagem, estabelecendo apoio às transições escolares e constituindo formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional que amplie e articule diferentes experiências formativas. Os anos finais do ensino fundamental têm desafios que reúnem complexidade de gestão, de organização das transições entre etapas e de singularidades do sujeito adolescente.

O Seminário contará com a presença de estudantes, assim como da secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, e da secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, na mesa-redonda “Qual escola queremos para as adolescências?”. O Cine Brasília também exibirá no foyer trabalhos de destaque de estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino do Distrito Federal.

Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental – O documentário explora os aspectos políticos, pedagógicos, sociais e emocionais que configuram o cenário atual, questionando e chamando ao debate esse assunto tão relevante para a educação básica brasileira. Os anos finais do ensino fundamental têm sido, por muito tempo, deixados de lado, apesar dos indicadores educacionais sinalizarem um significativo afastamento das metas projetadas para a etapa. A equipe do Lepes escutou diferentes atores envolvidos no processo educacional e nos convida a iluminar a reflexão sobre essa fundamental etapa, dentro do percurso formativo da educação básica. 

Programação

14h | Apresentação do documentário

Patrícia Mota e Daniel Domingues — Pesquisadores

14h10 | Exibição do filme

Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental

15h | Mesa-redonda: “Qual escola queremos para as adolescências?”

  • Izolda Cela — Secretária-executiva do MEC
  • Rafaella Gomes, Alexandre Bianchine e Ana Luiza Oliveira — Estudantes
  • Mediação: Kátia Schweickardt — Secretária de Educação Básica (SEB/MEC)

15h50 | Painel: “Compromissos de uma política nacional para os anos finais do ensino fundamental”

Alexsandro Santos — Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (SEB/MEC)

16h10 | Mesa-redonda: “Anos finais do ensino fundamental: transições e regime de colaboração”

  • Rodrigo Torres de Araújo Lima — Secretário Adjunto da Educação do Piauí
  • Silvio Fidelis — Vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário municipal de Educação de Várzea Grande (MT)
  • Mayra Ponti — Pesquisadora colaboradora do Lepes/USP
  • Mediação: Alexsandro Santos — Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (SEB/MEC)

17h | Encerramento

Exposição dos trabalhos de destaque de estudantes dos anos finais da rede distrital (DF) no foyer do Cine Brasília 

Serviço

Seminário Nacional Escola das Adolescências: compromissos de uma política nacional para os anos finais do ensino fundamental

Data: 1º/12/2023
Horário: 14h
Local: Cine Brasília
Endereço: SQS 106, Brasília (DF)

Ficha técnica

Esquecidos: crise nos anos finais do ensino fundamental

Gênero: Documentário, educação
País: Brasil
Ano: 2023
Minutagem: 54min59s
Classificação indicativa: 10 anos

Produção executiva — Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes): Mayra Antonelli Ponti, Aline de Carvalho Cornélio e Laedi Alves Rodrigues dos Santos

Roteiro e montagem — Aline de Carvalho Cornélio, Amanda Barbosa de Araújo, David Andrés Casilimas Díaz, Laedi Alves Rodrigues dos Santos, Maga Silva e Mayra Antonelli Ponti

Captação de áudio e vídeo — Aline de Carvalho Cornélio, Amanda Barbosa de Araújo, David Andrés Casilimas Díaz, Lívia Maria Rocha, Maga Silva e Paulo Thiago Domingues dos Santos

Edição de som, trilha e SFX — Aline de Carvalho Cornélio, André Domingues dos Santos e David Andrés Casilimas Díaz

Edição de animação — Aline de Carvalho Cornélio, Amanda Barbosa de Araújo, Lívia Maria Rocha e Maga Silva

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 30.11.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×