MEC libera R$ 15 milhões para custeio e outras ações do Inep
O Ministério da Educação liberou nesta terça-feira, 3 de julho, R$ 15,4 milhões para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada à pasta que coordena a aplicação de exames, avaliações, pesquisas e censos educacionais em todo o país.
Os recursos serão destinados ao custeio da unidade no mês de julho e ao pagamento dos serviços prestados pela Fundação Getúlio Vargas, referentes à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017. O Inep atua em diferentes áreas: nas avaliações, exames e indicadores da educação básica, da educação superior, além de realizar ações internacionais, como o Exame de Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), em sua versão dirigida a brasileiros que vivem no exterior (Encceja Exterior). Também formula acordos de cooperação técnica internacional com vários países.
Também é responsável pelas estatísticas educacionais, por meio do censo da educação superior e o censo escolar, além de diversas publicações, como revistas, séries, boletins e coleções. O Inep foi criado, por lei, no dia 13 de janeiro de 1937, sendo chamado inicialmente de Instituto Nacional de Pedagogia.
Assessoria de Comunicação Social - MEC (04.07.2018)