MEC entrega materiais de apoio à recomposição das aprendizagens
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizou a entrega, nesta quinta-feira, 3 de julho, dos novos materiais pedagógicos que compõem o conjunto de ações do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens. Foram lançados o Guia de Reorganização Curricular para a Recomposição das Aprendizagens, a Matriz Curricular Priorizada para a Recomposição das Aprendizagens e o Guia de Avaliação e Mediações Pedagógicas para a Recomposição das Aprendizagens.
O intuito desses documentos é fortalecer o trabalho das redes estaduais e municipais de ensino na organização curricular, na avaliação das aprendizagens, e nas práticas de mediações pedagógicas voltadas à superação das defasagens de aprendizagem. O lançamento foi feito por meio de webinário, transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
“Entregamos com muita alegria esses novos materiais para apoiar e subsidiar a implementação da política de recomposição em cada estado e municípios. Dois deles têm foco na reorganização curricular e um é voltado para a avaliação e mediação das aprendizagens”, elencou a coordenadora-geral de Estratégia da Educação Básica, Ana Valéria Dantas.
Voltados para dar suporte ao trabalho de educadores, às equipes técnicas das redes de ensino e aos gestores públicos de todo o país, as publicações fazem parte da Recomposição das Aprendizagens, política pública do governo federal para enfrentar as defasagens de aprendizagem dos estudantes. Coordenado pela SEB, a Recomposição das Aprendizagens está alinhada a outras iniciativas estratégicas do MEC, como os programas Escola das Adolescências, Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas e Escola em Tempo Integral.
Elaborados em parceria com o Instituto Reúna, os documentos foram desenvolvidos com base em evidências e escuta das redes. Eles oferecem orientações práticas para apoiar professores, gestores escolares e equipes técnicas na tomada de decisões pedagógicas mais efetivas.
Parceria – Construção dos documentos contou com o engajamento direto de dirigentes e equipes técnicas das redes públicas. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) foram parceiros estratégicos em todas as etapas de formulação dos materiais, desde as discussões conceituais, até a validação pedagógica com educadores da ponta.
Recomposição – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública coordenada pelo MEC, que articula esforços da União, das unidades federativas e dos municípios para enfrentar as desigualdades educacionais ampliadas no pós-pandemia. Com base no Decreto nº 12.391/2025, o pacto já mobilizou inúmeros profissionais da educação em ciclos de avaliação, formações e ações pedagógicas em todo o país.