MEC e Capes divulgam edital no âmbito do programa Pasem
Chamada contemplará professores de países do Mercosul interessados em compartilhar experiências em educação básica
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgou o edital referente ao Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem). As Secretarias de Educação e Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) podem apresentar propostas até o dia 30 de maio, por meio de formulário, e encaminhá-las através do emailpasantias@capes.gov.br.
Os e-mails enviados com as propostas não poderão ultrapassar 12MB, que é capacidade máxima permitida pela rede da Capes. Serão apoiadas até oito propostas. O resultado está previsto para ser divulgado em junho deste ano.
O edital possibilita às entidades públicas que atuam com a formação inicial e continuada apresentem propostas de realização de Pasantías de Intercâmbio Regional.
A Pasantía de Intercâmbio Regional consiste em ação do Pasem para promover a mobilidade de gestores e professores da educação da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, que atuam no campo da formação docente, com objetivo de oferecer uma oportunidade de conhecer e compartilhar experiências inovadoras no campo da formação de professores na educação básica.
Outros requisitos
As pasantías aprovadas deverão ter duração de no mínimo sete e no máximo 10 dias, e deverão ser implementadas no decorrer de 2014 até setembro de 2015.
Segundo o edital, as propostas devem abranger um ou mais dos seguintes temas: iniciação à docência, formação inicial em serviço, formação continuada em serviço, educação infantil, ensino de ciências, ensino de português/espanhol, uso das tecnologias da educação na formação docente inicial e continuada e gestão, implementação e avaliação de políticas de formação docente.
Benefícios
O Pasem contribuirá com o valor de até € 2.200 por pasante, que serão convertidos em pesos argentinos na data do repasse para a Argentina. O valor em pesos argentinos, por sua vez, será convertido em real na data da transferência para entidade receptora.
A critério da entidade, o número de pasantes poderá ser ampliado para até 15 participantes, porém o apoio do Pasem ficará limitado ao máximo de 12 pasantes.
Fonte: Portal Brasil com informações da Capes