12/04/2024

MEC debate programa para os anos finais do ensino fundamental

Pauta foi tema de reunião virtual do Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI) dos anos finais do ensino fundamental, que visa à construção de uma política para essa etapa de ensino.

O Ministério da Educação (MEC) reuniu-se virtualmente nesta quinta-feira, 11 de abril, com Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI) dos anos finais do ensino fundamental para discutir o cronograma e os materiais orientadores da ação estratégica “Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas”. O GTI é composto por 53 técnicos indicados pelas secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).  

Neste evento, o MEC apresentou o planejamento atualizado da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, após os avanços com Secretários Estaduais e Municipais da Educação. A Semana da Escuta é uma ação estratégica nacional para a construção de um diagnóstico a partir da escuta ativa dos estudantes dos anos finais. 

Entre os resultados da reunião, foram delineadas estratégias de engajamento e comunicação conjunta entre estados, distrito federal e municípios. Além disso, foi definido um período maior para que a escuta possa ser realizada pelas redes, entre 13 e 27 de maio, acomodando a diversidade de calendários locais. Foi apresentado, ainda, o calendário dos webinários preparatórios para a Semana da Escuta, que acontecerão em 25 e 30 de abril, com transmissão pelos canais do MEC e do Conviva Educação, no YouTube. 

Segundo Márcia Cristina, técnica do GTI do estado de Alagoas, o trabalho conjunto feito por representantes do MEC, dos estados e dos municípios para construir a escuta ativa dos adolescentes é fundamental, pois esse é um público que precisa de grande atenção. Além disso, as perguntas que estarão no questionário permitem dialogar de forma significativa com os adolescentes e os resultados fornecerão importantes insumos para o Programa Escola das Adolescências. 

A proposta do programa Escola das Adolescências está organizada em três eixos:    

  • Governança;
  • Desenvolvimento Profissional;   
  • Organização Curricular e Pedagógica. 
     

A iniciativa busca melhorar a qualidade social da oferta dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que promove a expansão e articulação de diferentes experiências formativas para a ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual. 

Diálogo A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas é uma ação estratégica, que será realizada pelas redes estaduais e municipais em um período entre 13 e 27 de maio. Essa iniciativa é voltada a todas as turmas dos anos finais do ensino fundamental das redes estaduais, distrital ou municipais. Entre os pontos em destaque da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação.  

Para mais informações sobre a Semana da Escuta, o MEC disponibiliza a página do webinário prévio à iniciativa: “Escutar e Acolher na Escola das Adolescências”, em 25 de abril. A página do segundo webinário “Participar e Conviver na Escola das Adolescências”, que ocorrerá no dia 30 de abril, será disponibilizada em breve.   

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)   - 11.04.2024

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×