11/10/2024

MEC debate práticas de avaliação na alfabetização

Objetivo era conversar sobre ações que professores podem implementar antes do fim do ano para aplicação do terceiro ciclo de avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfbetizada (CNCA).

O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma videoconferência com o tema “Práticas de avaliação e as urgências do planejamento em 2024, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)”. O encontro, realizado nesta quinta-feira, 10 de outubro, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), buscou conversar sobre as ações que os professores podem implementar antes do final do ano para a aplicação do terceiro ciclo de avaliações da Plataforma de Avaliações periódicas do CNCA. A videoconferência está disponível no canal do MEC no YouTube.  

“A plataforma busca auxiliar e apoiar professores e gestores no processo de alfabetização e, com base nisso, direcionar intervenções pedagógicas necessárias para os estudantes”, disse a colaboradora técnica da Coordenação-Geral de Alfabetização do MEC, Flávia Paniago. “Já tivemos dois ciclos de avaliações, um em março e outro em junho. Entre 16 de outubro e 21 de novembro realizaremos o terceiro e último ciclo de 2024.” 

Participantes – Também compareceram ao evento a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luciana Piccoli; e a coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime, presidente da Undime Paraná e dirigente municipal de Educação de Cascavel (PR), Marcia Baldini. 

Plataforma – A Plataforma de Avaliações Periódicas é disponibilizada pelo MEC para apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização das crianças. Ela integra as avaliações à rotina escolar, com três ciclos avaliativos propostos para os meses de março, junho e outubro.   

Na ferramenta, os educadores têm acesso a instrumentos de avaliação em leitura, língua portuguesa e matemática, voltados para alunos do 1º ao 5º ano. Isso facilita o acompanhamento das aprendizagens e permite um ensino mais personalizado.  

Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.    

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) - 10.10.2024

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