06/12/2023

MEC debate PNE com educadores da Região Sul

Evento em Passo Fundo (RS) faz parte do 1º Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem. O debate, sobre intersetorialidade na educação, visa contribuir para a Conae 2024.

O Ministério da Educação (MEC) promove, nos dias 5 e 6 de dezembro, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o Seminário Nacional de Pesquisadores em Intersetorialidade e Práticas Institucionais Colaborativas, que pertence ao 1º Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem. O tema é a “Intersetorialidade na educação”. O Ciclo está sendo realizado em todas as regiões do País, a fim de contribuir para o debate da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 em seu Eixo I — “O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação”.    

Na abertura, nesta terça-feira (5), o diretor de Articulação Intersetorial do MEC, Roberto Wagner da Silva Rodrigues, falará sobre o tema “Intersetorialidade na educação, construção e estratégias de implementação”. Também será apresentada a experiência de Passo Fundo como cidade educadora, pela secretária municipal de Educação, Denise Cornélio da Luz.    

No evento, será exposto, ainda, o projeto Idoso Mestre da Vida, do município de Concórdia (RS). Com o objetivo de fortalecer vínculos entre crianças e idosos, o projeto promove encontros intergeracionais, convivência comunitária, participação de idosos, bem como prevenção de violência e de negligência contra idosos. Outro projeto previsto na programação é o Busca Ativa Escolar, voltado a acompanhar alunos da Rede Municipal de Santiago que estão fora da escola ou em risco de evasão. Além disso, diversas outras ações desenvolvidas em municípios do Sul serão compartilhadas.  

O Ciclo é voltado aos gestores municipais vinculados às práticas intersetoriais. Eles são representantes dos municípios onde são desenvolvidas experiências das Cidades Educadoras, do Bairro-Escola, da Cidade-Aprendiz, dos Comitês Territoriais de Educação Integral, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre outras. 

Quem promove o Ciclo é a Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial (DAI). Os eventos têm como foco as experiências das cidades em intersetorialidade na e com a educação, a fim destas se conhecerem e trocarem vivências no âmbito regional e territorial. Nesse sentido, busca-se a formulação de políticas públicas intersetoriais de educação para se construir um caminho colaborativo intersetorial entre os vários órgãos das administrações municipais.   

A primeira edição do Ciclo de Seminários ocorreu na Região Nordeste, em Horizonte (CE), nos dias 7 e 8 de novembro, e a segunda em Brasília (DF), nos dias 20 e 21 de novembro. Entre os temas debatidos, estão: “Intersetorialidade: objetivos e propósitos comuns às experiências”; “Intersetorialidade: gestão, governança, atores e insumos/recursos”; “Intersetorialidade: equipamentos, espaços educativos e território”; e “Intersetorialidade: desafios, continuidade e perspectivas”.    

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cgari@mec.gov.br, pelos telefones (61) 2022-7634, 2022-2043 e 2022-9397 e pela página do evento.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) - 05.12.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×