MEC debate monitoramento e avaliação de políticas da educação básica
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá, nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília (DF), o 1º Seminário de Monitoramento e Avaliação de Políticas de Educação Básica. O intuito é contribuir para a formação não só de gestores e equipes técnicas do MEC, mas também de articuladores estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa busca garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental.
O evento contará com a participação de especialistas do meio acadêmico e do governo. Eles apresentarão diferentes concepções e abordagens sobre o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, com um formato que combina mesas temáticas e atividades práticas.
Na mesa de abertura, no dia 20 de agosto, estarão presentes: a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; o secretário substituto de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Marcus Vinicius Braga; o diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica, Valdoir Pedro Wathier; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; a representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria do Socorro Batista; e o representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Silvio Aparecido Fidelis.
Para a programação, estão previstas oficinas sobre manipulação de base de dados educacionais, uso de indicadores, elaboração de instrumentos de coleta de dados e análises interseccionais com foco na promoção da equidade, entre outros temas.
O seminário está sendo organizado pela Coordenação-Geral de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica (CGMA), da Diretoria de Monitoramento e Avaliação da Educação Básica (Dimam). O evento acontecerá no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília, e será transmitido pelo canal do MEC no YouTube.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, a iniciativa almeja, por meio da conjugação de esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. O objetivo central é assegurar que todas elas estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano e afetadas pela pandemia. Até 2026, o Ministério da Educação planeja investir R$ 3 bilhões por meio do Compromisso.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) - 15.08.2024