13/02/2025

MEC debate educação superior junto a entidades de base

Estudantes, professores e gestores discutiram os rumos da assistência estudantil e da autonomia universitária no Conselho Nacional de Entidades de Base, da União Nacional dos Estudantes, em Olinda.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), integrou espaços de debate no 16º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), realizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). A reforma universitária foi um dos pontos centrais de discussão. 

O secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, representou o ministro da Educação, Camilo Santana. Brasil integrou o painel “Do Pé-de-Meia Universitário à regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes): quais os próximos desafios da assistência estudantil?”.  

“Participar do debate no Coneb foi fundamental para reafirmarmos o compromisso do MEC com a ampliação e o fortalecimento das políticas de assistência estudantil em nosso país. A Pnaes é uma política de Estado fundamental para garantirmos que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham condições não só de acessar o ensino superior, mas também de permanecer e concluir o ensino superior com dignidade. Nosso desafio é avançar na regulamentação e buscar formas que ampliem o alcance dessas ações, e sempre com participação social”, afirmou o secretário, que também integrou ato sobre reforma universitária. 

A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes/Sesu), Tania Francisco, participou da mesa “A universidade que queremos: autonomia, ensino, pesquisa e extensão”. 

“A universidade pública é, por excelência, o espaço de transformação social. Discutir a autonomia universitária e seu tripé [ensino, pesquisa e extensão] é pensar no futuro do Brasil. Precisamos fortalecer o papel das universidades como protagonistas na geração de conhecimento, inovação e desenvolvimento, garantindo que elas sejam democráticas”, pontuou a diretora. 

Participantes – Também integraram as discussões a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa; a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Carvalho; além de líderes de centros e diretórios acadêmicos e professores universitários. 

Coneb – O Conselho Nacional de Entidades de Base é um fórum deliberativo da UNE que reúne representantes de diretórios e centros acadêmicos de todo o Brasil. O principal objetivo é atualizar pautas, assim como discutir e aprovar resoluções e ações do movimento estudantil. A participação é aberta a todos os estudantes. A programação da 16ª edição incluiu mesas de debate com convidados, grupos de discussão, atos culturais e políticos, além de uma plenária final. A 14ª Bienal da UNE foi realizada juntamente com o Coneb. A Bienal, o maior festival estudantil da América Latina, é um espaço para celebrar a arte, a cultura e a criatividade dos jovens. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu - 12.02.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×