MEC debate educação digital e formação de professores
O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), promoveu nesta terça-feira, 18 de junho, o webinário “Educação Digital: perspectiva sobre a formação de professores”. Esse foi o quarto encontro do ciclo de seis seminários realizados pelo Ministério, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação.
O seminário desta terça-feira discutiu caminhos de formação inicial e continuada de professores para a implementação do currículo de educação digital nas escolas de educação básica, mostrando como esse processo deve encontrar a maneira mais adequada de ser executado para o contexto educacional de cada rede.
“Nós temos um desafio grande no Brasil, que é implementar as tecnologias da educação da melhor maneira possível”, explicou a secretária da SEB, Kátia Schweickardt. “Seja pela falta de conectividade adequada para fins pedagógicos, seja pela necessidade de melhora na formação de professores para estimular o uso dessas tecnologias, passamos por esse enfrentamento cotidiano na educação brasileira”, completou.
Ela também declarou ser preciso que os profissionais trabalhem para uma formação cidadã dos alunos com o uso dessas tecnologias. Segundo a secretária, mais do que ensinar os estudantes a usarem as ferramentas digitais, é fundamental que professores e gestores orientem crianças e jovens para o emprego correto e respeitoso delas.
Lançamento de cursos de educação digital no Avamec – Na ocasião do seminário, foram lançados mais três cursos autoinstrucionais da Coletânea de Educação Midiática, organizada em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Eles estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec):
Outras formações que fazem parte da Coleção Midiática são:
Também foi lançado um curso em parceria com a Embaixada Britânica sobre cidadania digital:
As inscrições para esses cursos estão abertas no Avamec até o dia 18 de julho.
Ciclo de Seminários – O ciclo conta com duas vias de trabalho, sendo uma informativa (on-line) e outra colaborativa, para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino. Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação.
O evento compõe o Ciclo de Seminários sobre Educação Digital, que já contou com três eventos, sendo: “Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para implementação”, “Educação Digital e Currículo”, “Educação Digital e Educação Midiática”.
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.
A fim de atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Participantes – O painel “Formação de Professores para Educação Digital na Educação Básica” contou com a presença da Profa. Dra. Rozelma Soares de França, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; de Hérika Lúcia Machado, formadora em Tecnologias Educacionais na Prefeitura Municipal de Piracicaba; e de Marcelo Frank Dal Piva, gerente do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Chapecó.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 18.06.2024