22/11/2024

MEC debate direito de aprender matemática

Encontro anunciou os princípios de uma política comprometida com o direito de aprender matemática. Outro objetivo foi promover a discussão sobre a equidade no ensino dessa área de conhecimento.

O Ministério da Educação (MEC) promoveu o webinário “Ensino da matemática para a equidade” nesta quinta-feira, 21 de novembro. A finalidade do evento, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), foi anunciar os princípios da Política Nacional para Fortalecimento do Ensino de Matemática — que está em construção — e promover o debate sobre a equidade no ensino dessa área de conhecimento. 

“Estamos construindo, a muitas mãos, essa política dedicada ao fortalecimento do ensino da matemática e à garantia da aprendizagem, que historicamente é um desafio para o Brasil”, disse o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Nascimento. “Muitos dos obstáculos de natureza social, econômica, cultural e racial se manifestam no ambiente educacional e aumentam as desigualdades educacionais no nosso país. Não pode haver uma verdadeira melhora na educação brasileira sem enfatizar um compromisso radical em diminuir essas diferenças de acesso à educação e à aprendizagem.” 

Os dados históricos mostram que estudantes pretos, pardos e indígenas constituem o grupo com menor proficiência em matemática. Além disso, a disciplina tem sido moldada por paradigmas ocidentais, ocultando a diversidade de saberes produzidos por diferentes culturas ao redor do mundo. 

Assim, foram discutidos os princípios da política nacional e a perspectiva da equidade, com abordagem de temas como a história invisibilizada da matemática e a importância de práticas pedagógicas que reconheçam e integrem os saberes africanos e indígenas, bem como o papel da matemática na promoção de uma educação crítica e emancipatória. 

Participantes – Também estiveram presentes a coordenadora-geral de Ensino Fundamental, Tereza Farias; o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e líder do Grupo de Pesquisa Aya-Sanfoka de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática, Ivanildo Carvalho; o representante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Daniel Lima; a diretora do Instituto Reúna, Katia Smole; e a gerente do Itaú Social, Sônia Dias. 

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 21.11.2024

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