MEC debate avaliação de políticas educacionais
O Ministério da Educação (MEC) promoveu a palestra “Desafios e potencialidade da avaliação das políticas educacionais” nesta quarta-feira, 30 de outubro. Organizado pela Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape), o encontro debateu como são feitos os processos de avaliação de políticas públicas, quais critérios devem ser utilizados e qual a importância dessa etapa para o aprimoramento da educação e da transparência das ações governamentais. A transmissão está disponível no canal do MEC no YouTube.
“Quando falamos de avaliação nesse sentido, estamos pensando não em provas e exames escolares, mas, sim, em algo que possa contribuir para a tomada de decisões e para o aperfeiçoamento de políticas”, explicou o gerente de Projetos da Diretoria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais, Caio Cesar Costa. “Na prática, a avaliação deve assumir um processo sistemático para julgar o mérito, o valor e a significância de uma política ou programa, trazendo evidências e subsídios.”
Palestrante do evento, a professora e coordenadora dos programas de pós-graduação em gestão pública do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Laura Machado, evidenciou os tipos de avaliação e o seu papel na melhoria da educação. “Existem diversas formas de avaliar uma política pública, desde uma simulação do quanto a intervenção que está sendo proposta vai gerar de resultado até aquelas que medem os resultados alcançados. Ambos os processos são relevantes e fundamentais para assegurar a efetividade das atividades que estão sendo realizadas”, explicou.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Segape - 30.10.2024