17/06/2024

MEC assina acordo bilateral com o Chile em missão à Unesco

Ministro Camilo Santana também participou do Comitê de Alto Nível de Monitoramento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, e o Ministro da Educação do Chile, Nicolás Cataldo, assinaram, no último sábado, 15 de junho, Memorando de Entendimento em matéria de Formação Docente, no contexto da participação de ambos os países como representantes regionais no Comitê de Alto Nível de Monitoramento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (HLSC, pela sigla em inglês). O evento acontece na sede da Unesco, em Paris. 

O Memorando de Entendimento é o primeiro passo para que os dois países aprofundem as iniciativas de intercâmbio, nas duas direções, que contam com apoio dos governos. O texto destaca a área de formação de professores como de particular importância na promoção da mobilidade. Os cursos que podem fazer parte do intercâmbio envolveriam áreas como o ensino de leitura e escrita, matemática, educação no campo, educação em direitos humanos, educação escolar indígena e a educação para o desenvolvimento sustentável.  

Além de intercâmbios, o documento registra a intenção de aprofundar pesquisas conjuntas, organização de colóquios e de aproximar especialistas brasileiros e chilenos. Embora os dois países abriguem algumas das melhores universidades da região, ainda não figuram na lista de principais destinos acadêmicos um do outro, o que indica que há espaço para mais contatos de parte a parte. 

A proposta da parceria ganhou impulso a partir da visita do subsecretário de educação superior Víctor Orellana a Brasília durante a Conferência Regional de Educação Superior (CRES). O texto assinado abre caminho para que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) possa lançar edital especificamente voltado a docentes da educação básica das redes brasileiras que queiram passar período de formação naquele país sul-americano. 

Agenda Além da Assinatura do Memorando de Entendimentos, o encontro bilateral serviu para que Brasil e Chile coordenassem seus posicionamentos durante a reunião do Comitê de Alto Nível de Monitoramento do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 4 (HLSC), realizada nesta segunda-feira, 17 de junho, na sede da Unesco, em Paris. Brasil e Chile foram indicados para os assentos que cabem à região latino-americana e caribenha no mecanismo. O Chile foi representado pelo presidente Gabriel Boric, que dividiu a condução dos trabalhos com a Diretora-Geral da Unesco, Audrey Azoulay. O Brasil foi representado no Comitê pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. 

 

Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×