MEC apresenta plataforma de acompanhamento da aprendizagem
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), apresentou o uso da plataforma de avaliações formativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A plataforma apoia professores do 1º ao 5º ano no acompanhamento das aprendizagens dos estudantes em leitura, língua portuguesa e matemática. A apresentação foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, durante webinário destinado às redes municipais e estaduais de educação e está disponível no canal do MEC no YouTube.
O evento trouxe orientações quanto aos procedimentos de acesso, atualização dos cadastros e cronograma de atividades do CNCA. “As avaliações têm um papel muito importante para tudo o que a gente faz de política pública, especialmente para a educação básica”, apontou a secretaria de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.
“A avaliação externa à sala de aula está voltada para orientar o papel das lideranças, para apoiá-las na comunicação com a sociedade e para auxiliar na implementação de estratégias educacionais efetivas, já que os resultados obtidos norteiam o trabalho para as lacunas apresentadas pelos estudantes e professores”, completou.
Os resultados das avaliações servem de apoio no monitoramento do processo de alfabetização dos alunos e no aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Em 2025, serão realizados três ciclos avaliativos, em conformidade com o calendário referência:
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Ciclo I: de 10 a 31 de março;
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Ciclo II: de 02 a 30 de junho;
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Ciclo III: de 01 a 29 de setembro (data prevista).
Participantes – Estiveram presentes na live do MEC o coordenador-geral de Alfabetização, João Paulo Lima; a diretora de avaliação do Inep, Hilda Linhares; representantes institucionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); parceiros da implementação da plataforma; articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa); equipes técnicas de avaliação; gestores escolares; professores; e representantes das secretarias municipais e estaduais de ensino.
Criança Alfabetizada – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, conjuga os esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras. São alguns de seus princípios: a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.
No artigo 30, o decreto descreve os instrumentos de avaliação que deverão ser utilizados para o acompanhamento do programa, como a avaliação periódica de leitura, língua portuguesa e matemática — realizada pelas escolas e liderada pelas redes municipais e estaduais de ensino, com apoio do MEC. Os resultados das avaliações serão usados no monitoramento do processo de alfabetização dos estudantes e no aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Para atender às determinações previstas no decreto, o MEC desenvolveu a Plataforma Digital de Avaliações Periódicas.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 19.02.2025