09/12/2019

MEC aplica Enem PPL 2019 para mais de 46 mil inscritos

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 46.164 internos em centros de atendimento socioeducativo vão participar da prova do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos que cumprem penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Enem PPL) nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de dezembro.
 
A prova do Enem será aplicada em 1.228 instituições homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 estados e no Distrito Federal. São Paulo é o estado com o maior número de inscritos, 15.832 participantes.
 
Com 46.164 participantes, o Enem PPL 2019 supera o saldo de 41.044 inscritos em 2018.
 
“Isso revela o sucesso dessa iniciativa, possível pela parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Inep com as secretarias estaduais de segurança pública, de administração penitenciária, de direitos humanos e de educação”, avaliou Alexandre Lopes, presidente do Inep.
 
Os participantes do Enem PPL que já concluíram ou concluirão o ensino médio neste ano poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior.
 
A nota obtida no Enem PPL 2019 poderá servir de base para competir por graduação presencial em instituições públicas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou concorrer a bolsas de estudo para uma graduação EaD ou presencial em instituições particulares no Programa Universidade para Todos (ProUni).
 
Já os participantes que não estejam cursando ou não concluirão o ensino médio no ano letivo de 2019 só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.
 
“O Enem é uma porta a mais para eles [internos] chegarem ao ensino superior”, afirma a vice-presidente da Fundação Casa, Ana Paula Bandeira Lins.

Prova do Enem PPL
 
Realizado desde 2010, o Enem PPL tem o mesmo grau de dificuldade da modalidade tradicional da prova. O exame é constituído de redação dissertativa e de quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha.
 
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas e meia de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
 
No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. A aplicação terá cinco horas de duração.

Para garantir a segurança, os malotes de prova são escoltados até o local de aplicação e o acompanhamento, durante o exame, será feito pela Polícia Federal.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×