04/09/2014

MCTI realiza exposição sobre o Cerrado

A mostra é gratuita e será aberta nesta sexta-feira, com a presença do ministro Campolina. Fica em cartaz até 19 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e a Universidade de Brasília (Unb), realiza a partir desta sexta-feira (5) a mostra Cerrado – Uma janela para o planeta. A exposição é gratuita ficará em cartaz até o dia 19 de outubro.

O ministro Clelio Campolina Diniz participa da abertura, às 10 horas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. Às 14 horas, o diretor de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Douglas Falcão, fará uma palestra sobre difusão científica e o papel dos museus de ciência e tecnologia.

Exibição de filmes e de fotografias, programa educativo e oficinas compõem as atividades da mostra, que visa aproximar o público a um dos mais ricos biomas brasileiros. O Cerrado está presente em 24% do território nacional e engloba 11 estados distribuídos pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Tem como característica mais evidente as árvores retorcidas, com troncos e galhos tortuosos e casca espessa. Tais particularidades são resultado de uma das adaptações do bioma em decorrência do longo período de seca.

Módulos

A exposição está dividida em três módulos. O ‘Grande Sertão, Veredas: paisagens do Cerrado' apresenta os 14 tipos principais de vegetação do Cerrado, como as florestais (mata seca, ciliar e cerradão, por exemplo); as savânicas (cerrado denso, típico, ralo, rupestre, entre outros); e as campestres (campo sujo, rupestre e limpo).

No espaço ‘A Trama do Cerrado: Diversidade', o espectador terá contato direto com a fauna e da flora do bioma, que acolhe por 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins presentes nos trópicos.

Experimentos em vitrines, com mecanismos que simularão a presença de vento, correntes de água e ingestão e digestão de sementes, mostrarão como funcionam os mecanismos da natureza.

O módulo também explicará os motivos que levam os animais a escolherem certos materiais para a confecção de abrigos, ninhos e tocas. O visitante poderá compreender a função ecológica de abrigos. E uma linha do tempo mostrará como se deu a ocupação do território pelo homem há milhares de anos.

No terceiro módulo, ‘Os Quatro Elementos: água, fogo, terra e ar', o visitante conhecerá a história geológica deste bioma: a diversidade dos solos, os impactos do fogo e as interações entre as vegetações e recursos hídricos. Para se ter ideia, o Cerrado responde por cerca de 78% da área das bacias do Araguai-Tocantins, 47% do São Francisco e 48% do Paraná-Paraguai.

Feira

A partir de 11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado - o CCBB de Brasília também recebe a Feira do Cerrado, em parceria com a Rede Cerrado. O evento será realizado até o dia 21, com entrada gratuita.

O espaço integra 20 empreendimentos comunitários do Cerrado, com produtos originários dos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Mato Groso, Mato Grosso do Sul e Pará.

Estarão expostos e disponíveis para a compra artesanatos, cosméticos, produtos alimentares nativos de comunidades tradicionais, como castanha de baru, conservas, farinha e óleo de pequi, azeite de babaçu, entre outros alimentos de espécies nativas.

Para mais informações, acesse: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/cerrado-uma-janela-para-o-planeta/

Fonte: MCTI

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×