29/07/2021

Marketing educacional: 5 estratégias arrasadoras para atrair e fidelizar mais alunos

Marketing-educacional

Assim como diversas outras áreas dentro do universo digital, o marketing educacional mudou completamente a maneira das pessoas divulgarem suas instituições ou materiais educativos.

O marketing educacional nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam a atração e fidelização de alunos para sua instituição, seja ela focada em crianças, adolescentes ou até mesmo adultos.

Porém, com o surgimento do marketing digital e as suas diversas estratégias para aumentar os resultados de marcas e empresas, o setor de educação também pode se beneficiar desta inovação que mudou completamente o mercado.

Hoje, um grande número de profissionais da educação optaram por trabalhar e ganhar dinheiro por meio da internet.

Assim como diversos alunos optaram por aprender e estudar dentro de suas próprias casas por meio de um celular ou computador. 

Principalmente, após a pandemia do novo coronavírus, vimos que os estudantes e profissionais da educação precisavam se adaptar ao estilo EAD, que significa ensino à distância.

Existem pessoas que amam esse modelo de estudo e outras que não conseguem se adaptar a ele.

No entanto, não dá para negar que essa é uma maneira simples e rápida de produzir e aprender ao novo sem precisar sair de casa.

Por isso, preparamos um artigo com dicas exclusivas para te ajudar a planejar estratégias certeiras para atrair e fidelizar alunos dentro do setor da educação.

Seja você o dono de uma escola particular infantil, um professor particular de inglês ou um profissional de marketing que fornece um curso online sobre o assunto, as dicas apresentadas a seguir te ajudarão a obter ainda mais resultados.

Estratégias de marketing educacional 

Portanto, assim como diversas outras áreas dentro do universo digital, o marketing educacional também conta com estratégias certeiras para atração e fidelização de alunos dentro da sua instituição.

Dentre as milhares de estratégias que existem, selecionamos algumas das mais usadas e eficazes quando o assunto é construir autoridade e visibilidade da sua marca perante o mercado.

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é de longe uma das estratégias mais usadas dentro do meio digital, principalmente, em blogs e por meio das redes sociais. 

Seu conceito se baseia não apenas na atração de clientes, mas no esclarecimento de dúvidas também.

Essa estratégia se baseia na produção e divulgação de materiais educativos.

Em outras palavras, são produções em diversos formatos que possuem o objetivo principal de esclarecer dúvidas ou ajudar as pessoas a solucionarem algum problema.

Você provavelmente já deve ter pesquisado na internet sobre o resumo de algum acontecimento histórico, por exemplo.

Quando você encontra um blog que te oferece este resumo de forma gratuita e com material de qualidade, isso é o marketing de conteúdo.

Um dos diferenciais dessa estratégia é justamente o objetivo de ajudar outras pessoas e não focar apenas na divulgação de um produto ou serviço para atrair mais clientes e gerar mais lucro para a empresa.

Em uma era onde a maioria dos negócios só estão preocupados em ganhar dinheiro e aumentar o seu patrimônio, encontrar uma instituição que se preocupa em ajudar as outras pessoas sem esperar nada em troca, acaba se destacando no mercado.

Você pode produzir artigos para o blog da sua instituição, publicações nas redes sociais ou até mesmo vídeos interativos para mostrar aos seus seguidores que a sua instituição possui autoridade no assunto e pode se tornar uma verdadeira referência no mercado. 

Anúncios pagos 

Os anúncios pagos são campanhas publicitárias criadas por meio de plataformas digitais por onde você pode divulgar a sua instituição.

Portanto, por meio de um pequeno ou grande valor em dinheiro investido, faz ainda mais pessoas conhecerem o seu trabalho.

Por exemplo, você pode pagar para o Twitter Ads divulgar uma campanha da sua escola de inglês, visando a entrega deste anúncio para o maior número de usuários online dentro daquela plataforma.

E não só por meio do Twitter, mas você pode fazer isso também com outras plataformas digitais como:

  • Instagram;

  • Facebook;

  • Google;

  • YouTube.

O grande diferencial desta estratégia é a possibilidade de poder investir pouco dinheiro ou até mesmo milhões de reais, o que a torna mais acessível para diversos tipos de negócios dentro do mercado.

Antes do marketing digital, se uma instituição quisesse atrair e fidelizar mais alunos, provavelmente ela teria que gastar milhões de reais com uma agência de publicidade que nem sempre entregaria os resultados esperados.

Com o surgimento dos anúncios pagos, qualquer empresa consegue divulgar o seu produto ou serviço para milhões de pessoas nas redes sociais e ao redor do Brasil e do mundo, sem precisar gastar rios de dinheiro para isso.

Inbound marketing 

O inbound marketing é uma estratégia focada no pós-venda, ou seja, ela defende a ideia de que a comunicação e o relacionamento entre empresa e consumidor deve ser mantido mesmo após ação de compra.

Uma instituição de educação pode pensar que a coisa mais importante do negócio é vender um curso ou atrair um aluno para pagar a mensalidade de uma escola particular, por exemplo.

Porém, cada vez mais as pessoas estão interessadas em criar um relacionamento com as marcas as quais investem o seu dinheiro e principalmente com as pessoas que estão por trás de todo o trabalho dentro da empresa. 

Por isso, se preocupe em conversar com seus alunos ou responsáveis mesmo após a contratação do serviço da sua instituição ou a compra do produto que a sua marca educacional oferece.

Você pode manter esse relacionamento por meio de telefonemas, e-mails, mensagens nas redes sociais ou até mesmo pesquisas de satisfação para saber como o seu cliente se sente em relação ao seu produto ou serviço adquirido.

Essa estratégia é extremamente importante para fidelizar o seu cliente, com isso, ele se sentirá cada vez mais confiante no seu trabalho e poderá indicar a sua instituição para outros amigos ou familiares.

Prova social  

A estratégia de prova social entra dentro do conceito de gatilhos mentais, que são um conjunto de estratégias que gera uma determinada sensação nos clientes, e fazem eles se interessarem ainda mais pelo seu produto ou serviço.

Você pode aplicar isso no seu negócio por meio de feedbacks e depoimentos de clientes que já tiveram contato com a sua instituição ou adquiriram algum material de educação da sua marca.

Quando uma pessoa deseja comprar um determinado produto ou adquirir algum serviço, é normal que ela pesquise na internet ou nas redes sociais opiniões de pessoas que já possuem ele, com o intuito de saber se o investimento realmente vale a pena.

Quando vemos, ouvimos ou lemos a opinião de outra pessoa sobre algo que nós também queremos, a credibilidade daquela marca e o desejo de adquirir o que ela oferece se torna ainda maior.

Por esta razão, coloque os feedbacks e depoimentos dos seus clientes em seus sites de vendas e compartilhe-os também nos perfis das redes sociais da sua instituição, para que os seus seguidores vejam o profissionalismo e credibilidade da sua marca. 

Público-alvo 

O conceito de público-alvo baseia-se na ideia da construção de um grupo de pessoas que possuem determinadas características semelhantes, o que constrói o perfil ideal de clientes para o seu negócio.

Por exemplo, um professor particular de inglês possui o seu público-alvo focado em jovens de 15 a 20 anos, do sexo masculino ou feminino e que estão saindo do ensino médio à procura de um curso de inglês para fazer um intercâmbio fora do Brasil.

Este é um exemplo de público-alvo que pode ser usado dentro do seu negócio, porém, cada instituição e empresa possuirá o seu e é necessário que você estude e conheça o seu para que as suas estratégias sejam aplicadas da maneira correta.

Definir o público-alvo da sua instituição, curso ou qualquer outro produto educacional dentro do mercado é extremamente importante para que você saiba exatamente para quem o seu trabalho será destinado.

Sem este perfil ideal de cliente, o seu negócio estará perdido no meio de tantas marcas e empresas dentro do mercado, e isso pode acarretar em diversos prejuízos para a sua marca, impedindo o crescimento dela.

Por isso, estude bem o seu produto ou serviço e pesquise informações sobre as pessoas que mais podem se interessar pelo que a sua marca oferece.

Dessa maneira, você saberá traçar estratégias e meios de comunicação para atrair exatamente as pessoas que você deseja.

Em outras palavras, o seu público-alvo que terá ainda mais chances de adquirir o seu produto ou serviço. 

Essas são apenas algumas das diversas estratégias que existem dentro do meio digital e que podem ajudar a sua escola ou instituição a atrair e fidelizar ainda mais alunos. 

O surgimento da internet e das redes sociais chegou para revolucionar o mercado e mostrar que até mesmo o setor de educação pode inovar e criar novos meios de aprendizado. 

O universo do marketing é gigantesco, o que permite que você estude, teste e converse com diversas pessoas para entender mais sobre este mercado e traçar estratégias que ajudaram seu negócio a crescer dentro do seu nicho.

Assim como vemos diversas outras empresas e marcas nascerem e construírem verdadeiros impérios dentro do meio digital, é possível sim fazer isso por meio da educação e ajudar ainda mais pessoas ao redor do Brasil e do mundo.

Considerações finais

Sendo assim, a educação no Brasil está longe de ser uma das melhores áreas da nação.

Entretanto, ela é uma das mais importantes para construir cidadãos de bem e prontos para darem início a uma carreira de sucesso dentro do grande mercado de trabalho.

Por isso, com as estratégias que apresentamos neste artigo, a sua instituição e o seu negócio poderão alcançar resultados surpreendentes e impactar muitas vidas.

 

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