Marketing educacional: 5 estratégias arrasadoras para atrair e fidelizar mais alunos

Assim como diversas outras áreas dentro do universo digital, o marketing educacional mudou completamente a maneira das pessoas divulgarem suas instituições ou materiais educativos.
O marketing educacional nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam a atração e fidelização de alunos para sua instituição, seja ela focada em crianças, adolescentes ou até mesmo adultos.
Porém, com o surgimento do marketing digital e as suas diversas estratégias para aumentar os resultados de marcas e empresas, o setor de educação também pode se beneficiar desta inovação que mudou completamente o mercado.
Hoje, um grande número de profissionais da educação optaram por trabalhar e ganhar dinheiro por meio da internet.
Assim como diversos alunos optaram por aprender e estudar dentro de suas próprias casas por meio de um celular ou computador.
Principalmente, após a pandemia do novo coronavírus, vimos que os estudantes e profissionais da educação precisavam se adaptar ao estilo EAD, que significa ensino à distância.
Existem pessoas que amam esse modelo de estudo e outras que não conseguem se adaptar a ele.
No entanto, não dá para negar que essa é uma maneira simples e rápida de produzir e aprender ao novo sem precisar sair de casa.
Por isso, preparamos um artigo com dicas exclusivas para te ajudar a planejar estratégias certeiras para atrair e fidelizar alunos dentro do setor da educação.
Seja você o dono de uma escola particular infantil, um professor particular de inglês ou um profissional de marketing que fornece um curso online sobre o assunto, as dicas apresentadas a seguir te ajudarão a obter ainda mais resultados.
Estratégias de marketing educacional
Portanto, assim como diversas outras áreas dentro do universo digital, o marketing educacional também conta com estratégias certeiras para atração e fidelização de alunos dentro da sua instituição.
Dentre as milhares de estratégias que existem, selecionamos algumas das mais usadas e eficazes quando o assunto é construir autoridade e visibilidade da sua marca perante o mercado.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é de longe uma das estratégias mais usadas dentro do meio digital, principalmente, em blogs e por meio das redes sociais.
Seu conceito se baseia não apenas na atração de clientes, mas no esclarecimento de dúvidas também.
Essa estratégia se baseia na produção e divulgação de materiais educativos.
Em outras palavras, são produções em diversos formatos que possuem o objetivo principal de esclarecer dúvidas ou ajudar as pessoas a solucionarem algum problema.
Você provavelmente já deve ter pesquisado na internet sobre o resumo de algum acontecimento histórico, por exemplo.
Quando você encontra um blog que te oferece este resumo de forma gratuita e com material de qualidade, isso é o marketing de conteúdo.
Um dos diferenciais dessa estratégia é justamente o objetivo de ajudar outras pessoas e não focar apenas na divulgação de um produto ou serviço para atrair mais clientes e gerar mais lucro para a empresa.
Em uma era onde a maioria dos negócios só estão preocupados em ganhar dinheiro e aumentar o seu patrimônio, encontrar uma instituição que se preocupa em ajudar as outras pessoas sem esperar nada em troca, acaba se destacando no mercado.
Você pode produzir artigos para o blog da sua instituição, publicações nas redes sociais ou até mesmo vídeos interativos para mostrar aos seus seguidores que a sua instituição possui autoridade no assunto e pode se tornar uma verdadeira referência no mercado.
Anúncios pagos
Os anúncios pagos são campanhas publicitárias criadas por meio de plataformas digitais por onde você pode divulgar a sua instituição.
Portanto, por meio de um pequeno ou grande valor em dinheiro investido, faz ainda mais pessoas conhecerem o seu trabalho.
Por exemplo, você pode pagar para o Twitter Ads divulgar uma campanha da sua escola de inglês, visando a entrega deste anúncio para o maior número de usuários online dentro daquela plataforma.
E não só por meio do Twitter, mas você pode fazer isso também com outras plataformas digitais como:
-
Instagram;
-
Facebook;
-
Google;
-
YouTube.
O grande diferencial desta estratégia é a possibilidade de poder investir pouco dinheiro ou até mesmo milhões de reais, o que a torna mais acessível para diversos tipos de negócios dentro do mercado.
Antes do marketing digital, se uma instituição quisesse atrair e fidelizar mais alunos, provavelmente ela teria que gastar milhões de reais com uma agência de publicidade que nem sempre entregaria os resultados esperados.
Com o surgimento dos anúncios pagos, qualquer empresa consegue divulgar o seu produto ou serviço para milhões de pessoas nas redes sociais e ao redor do Brasil e do mundo, sem precisar gastar rios de dinheiro para isso.
Inbound marketing
O inbound marketing é uma estratégia focada no pós-venda, ou seja, ela defende a ideia de que a comunicação e o relacionamento entre empresa e consumidor deve ser mantido mesmo após ação de compra.
Uma instituição de educação pode pensar que a coisa mais importante do negócio é vender um curso ou atrair um aluno para pagar a mensalidade de uma escola particular, por exemplo.
Porém, cada vez mais as pessoas estão interessadas em criar um relacionamento com as marcas as quais investem o seu dinheiro e principalmente com as pessoas que estão por trás de todo o trabalho dentro da empresa.
Por isso, se preocupe em conversar com seus alunos ou responsáveis mesmo após a contratação do serviço da sua instituição ou a compra do produto que a sua marca educacional oferece.
Você pode manter esse relacionamento por meio de telefonemas, e-mails, mensagens nas redes sociais ou até mesmo pesquisas de satisfação para saber como o seu cliente se sente em relação ao seu produto ou serviço adquirido.
Essa estratégia é extremamente importante para fidelizar o seu cliente, com isso, ele se sentirá cada vez mais confiante no seu trabalho e poderá indicar a sua instituição para outros amigos ou familiares.
Prova social
A estratégia de prova social entra dentro do conceito de gatilhos mentais, que são um conjunto de estratégias que gera uma determinada sensação nos clientes, e fazem eles se interessarem ainda mais pelo seu produto ou serviço.
Você pode aplicar isso no seu negócio por meio de feedbacks e depoimentos de clientes que já tiveram contato com a sua instituição ou adquiriram algum material de educação da sua marca.
Quando uma pessoa deseja comprar um determinado produto ou adquirir algum serviço, é normal que ela pesquise na internet ou nas redes sociais opiniões de pessoas que já possuem ele, com o intuito de saber se o investimento realmente vale a pena.
Quando vemos, ouvimos ou lemos a opinião de outra pessoa sobre algo que nós também queremos, a credibilidade daquela marca e o desejo de adquirir o que ela oferece se torna ainda maior.
Por esta razão, coloque os feedbacks e depoimentos dos seus clientes em seus sites de vendas e compartilhe-os também nos perfis das redes sociais da sua instituição, para que os seus seguidores vejam o profissionalismo e credibilidade da sua marca.
Público-alvo
O conceito de público-alvo baseia-se na ideia da construção de um grupo de pessoas que possuem determinadas características semelhantes, o que constrói o perfil ideal de clientes para o seu negócio.
Por exemplo, um professor particular de inglês possui o seu público-alvo focado em jovens de 15 a 20 anos, do sexo masculino ou feminino e que estão saindo do ensino médio à procura de um curso de inglês para fazer um intercâmbio fora do Brasil.
Este é um exemplo de público-alvo que pode ser usado dentro do seu negócio, porém, cada instituição e empresa possuirá o seu e é necessário que você estude e conheça o seu para que as suas estratégias sejam aplicadas da maneira correta.
Definir o público-alvo da sua instituição, curso ou qualquer outro produto educacional dentro do mercado é extremamente importante para que você saiba exatamente para quem o seu trabalho será destinado.
Sem este perfil ideal de cliente, o seu negócio estará perdido no meio de tantas marcas e empresas dentro do mercado, e isso pode acarretar em diversos prejuízos para a sua marca, impedindo o crescimento dela.
Por isso, estude bem o seu produto ou serviço e pesquise informações sobre as pessoas que mais podem se interessar pelo que a sua marca oferece.
Dessa maneira, você saberá traçar estratégias e meios de comunicação para atrair exatamente as pessoas que você deseja.
Em outras palavras, o seu público-alvo que terá ainda mais chances de adquirir o seu produto ou serviço.
Essas são apenas algumas das diversas estratégias que existem dentro do meio digital e que podem ajudar a sua escola ou instituição a atrair e fidelizar ainda mais alunos.
O surgimento da internet e das redes sociais chegou para revolucionar o mercado e mostrar que até mesmo o setor de educação pode inovar e criar novos meios de aprendizado.
O universo do marketing é gigantesco, o que permite que você estude, teste e converse com diversas pessoas para entender mais sobre este mercado e traçar estratégias que ajudaram seu negócio a crescer dentro do seu nicho.
Assim como vemos diversas outras empresas e marcas nascerem e construírem verdadeiros impérios dentro do meio digital, é possível sim fazer isso por meio da educação e ajudar ainda mais pessoas ao redor do Brasil e do mundo.
Considerações finais
Sendo assim, a educação no Brasil está longe de ser uma das melhores áreas da nação.
Entretanto, ela é uma das mais importantes para construir cidadãos de bem e prontos para darem início a uma carreira de sucesso dentro do grande mercado de trabalho.
Por isso, com as estratégias que apresentamos neste artigo, a sua instituição e o seu negócio poderão alcançar resultados surpreendentes e impactar muitas vidas.