06/06/2020

Marketing Digital

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O marketing digital é uma das estratégias mais poderosas do ambiente online. Ele implementa várias ações para promover uma marca ou produto na internet. 

Geralmente, o marketing digital utiliza diversos canais online para cumprir com o seu objetivo, como blogs e redes sociais. 

Quer descobrir mais detalhes sobre esse conceito? 

Neste artigo, vamos abordar as principais informações sobre o marketing digital. 

  • O que é e como funciona o marketing digital? 
  • Quais são as vantagens do marketing digital? 
  • Como iniciar no marketing digital? 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

O que é e como funciona o marketing digital? 

Trata-se de um conceito que tem como objetivo divulgar produtos e serviços por meio da internet.

Sem dúvidas, essa estratégia é uma das alternativas mais importantes para comunicar com a sua audiência de forma objetiva, segmentada e no momento que ela mais precisa. 

Na prática, é um conjunto de técnicas que busca atrair mais clientes e melhorar a comunicação com os consumidores. 

Apesar de estar integrado a várias mídias, o marketing digital é utilizado de forma diferente em cada canal. 

Vender por meio de uma landing page é diferente de vender através de um blog. 

Por isso, é importante conhecer cada canal de divulgação para construir a melhor estratégia. 

Quais são as vantagens do marketing digital? 

O marketing digital traz vários benefícios para o consumidor. 

  • Um site pode ser encontrado com mais facilidade; 
  • O engajamento é maior com a audiência; 
  • É possível monitorar a jornada de compra; 
  • Fideliza o cliente;
  • Melhora a credibilidade da empresa; 
  • Ganha um diferencial competitivo com empresas grandes; 
  • Segmentação do público. 

O marketing digital é indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte. 

Não importa se você vende roupas, calçados, eletrônicos ou uma tecnologia de última geração. O investimento em marketing é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa no ambiente online. 

Porém, o marketing digital não pode ser feito de qualquer forma. O profissional deve seguir alguns critérios para alcançar o objetivo desejado. 

Como iniciar no marketing digital? 

A partir de agora, vamos listar as melhores dicas para iniciar no marketing digital. 

Faça um planejamento 

O primeiro passo é fazer um planejamento. Ele é muito importante para evitar problemas e estresses com as etapas que não foram finalizadas. 

Neste momento, você deve analisar com cuidado o mercado que pretende atuar. 

É fundamental analisar se o setor está em crescimento ou não e quais são as principais tendências da área. 

Esse tipo de análise é fundamental, pois uma estratégia de marketing é pensada de um jeito em mercados novos e de outro jeito em setores que estão se desenvolvendo. 

Agora, você deve analisar a imagem da sua audiência em relação ao setor, qual é a credibilidade e confiança. 

Além disso, você deve entender quais são as oportunidades de mercado que podem ser exploradas pelos próximos meses. 

Em seguida, faça uma análise cuidadosa dos seus concorrentes e defina um objetivo. 

Dentre os objetivos mais comuns no marketing digital, encontra-se: conversão de leads; reter e fidelizar consumidores; mais vendas; se tornar referência na internet; potencializar a produtividade da equipe de marketing, reduzir custos e provar ROI. 

Construa a sua persona 

O próximo passo é descobrir quem é a sua persona. Ela é uma representação fictícia do consumidor ideal de uma empresa. 

Esse conceito é diferente de público – alvo, uma vez que ele mostra mais detalhes sobre o comportamento do consumidor. 

Por meio da persona, você consegue entender quais são os hábitos de consumo, os objetivos, os produtos preferidos e como ele prefere fazer compras: em lojas físicas ou virtuais. 

Na internet, existem várias ferramentas que ajudam na construção das personas. A Rock Content criou um gerador de personas

Nele, basta preencher os dados dos clientes para ter uma persona completa. 

Para entender melhor como funciona uma persona, veja um exemplo abaixo. 

Paulo tem 33 anos, já é formado e trabalha como gestor de qualidade em uma grande indústria. Ganha entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, é casado e gosta do seu ambiente de trabalho. Ela compra produtos pela internet e tem uma parte separada para isso e sempre acompanha as tendências do mercado eletrônico. Seu principal obstáculo é o custo do frete. Mora em São Paulo e sai semanalmente para jogar bola com os amigos. 

Defina a linguagem da sua estratégia 

O sucesso de uma estratégia de marketing digital depende da forma como a empresa se comunica com a persona. 

Você deve descobrir qual é o tipo de linguagem mais adequado para o seu público: formal ou moderna? 

Para captar a atenção da sua audiência, busque inserir imagens, infográficos e vídeos. Esses recursos visuais têm o poder de trazer mais engajamento para a sua página. 

Produza conteúdo de qualidade 

Não adianta ter um planejamento completo e um site bonito se você não oferece um conteúdo de qualidade para a sua persona. 

O mais importante é investir em conteúdos que respondam às principais dúvidas dos leitores. 

Se você conseguir cumprir esse objetivo, provavelmente, eles vão retornar para a sua página. 

Invista em rede social 

O trabalho com rede social é muito importante para o marketing digital, especialmente no início da estratégia. 

As pessoas precisam conhecer a sua página e os textos que são publicados diariamente. 

Portanto, utilize o Facebook, o Instagram, o linkedIn e outras mídias para atrair a audiência. 

Uma dica interessante é observar o comportamento da persona para descobrir qual é o canal que ela têm o hábito de acompanhar as principais informações do mercado. 

Crie um blog 

Além do site, você também pode adicionar um blog em sua estratégia de marketing digital. 

Ele é uma ferramenta em que uma empresa pode compartilhar conteúdos em vários formatos: texto, vídeo, áudio ou imagem. 

Um blog traz diversos benefícios: constrói uma audiência, estabelece autoridade e cria oportunidades de negócios. 

Para ter sucesso com marketing digital, o profissional deve analisar os números para entender qual estratégia surtiu efeito positivo e qual ação trouxe efeito negativo para o negócio. 

As principais métricas de marketing são: Retorno sobre investimento (ROI), Custo de aquisição por cliente (CAC), Ticket médio, Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV), Taxa de Cliques, Custo por lead (CPL), taxa de conversão, entre outros.

O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para monitorar os resultados. Ele é oferece um curso gratuito para que os profissionais aprendam como utilizar os recursos da melhor forma. 

Após descobrir o que é e como funciona o marketing digital, coloque o seu conhecimento em prática. Dessa forma, aprenderá as estratégias com mais agilidade e eficiência. 

Leia também o Artigo sobre Marketing de Afiliado

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