16/02/2022

Marketing de conteúdo: saiba como se destacar

O investimento no marketing digital tem deixado de ser uma tendência de mercado e se tornado uma necessidade para a sobrevivência das empresas. Assim, a produção de conteúdo online tem sido um dos maiores destaques entre as estratégias publicitárias.

Isso porque, é através deste tipo de material que o público consumidor é capaz de encontrar a sua empresa, aprender mais sobre os produtos comercializados na sua marca e, de fato, tomar a decisão de investir no seu negócio.

Por isso, o Marketing de Conteúdo é considerado um dos investimentos mais importantes para o início da construção de um bom marketing digital.

Afinal, essa estratégia que consiste na produção de materiais escritos ou audiovisuais, tem como objetivo auxiliar no processo de compra, atraindo o público-alvo de forma espontânea.

Deste modo, se você deseja saber mais sobre a importância – e indispensabilidade – dessa estratégia, bem como, as melhores formas de introduzi-la ao seu empreendimento, continue a leitura!

Importância do Marketing de Conteúdo para o mercado atual

Ao efetuar a produção de um conteúdo provocante, relevante e que seja capaz de despertar o interesse do público, as empresas são capazes de conquistar novos compradores e também de construir relacionamentos mais duradouros com essas pessoas.

Além disso, a marca ainda é capaz de conquistar uma:

  • Interação e engajamento maiores com os compradores;

  • Nutrição da sua base de leads;

  • Redução nos custos de aquisição de novos prospects;

  • Conquista da confiança das pessoas;

  • Aprimoramento da experiência de compra;

  • Melhora do relacionamento pós-venda, entre outros.

Assim, quando o público decidir realizar a compra, essa experiência otimizada fará com que eles pesquisem primeiro na sua empresa e só depois nos concorrentes.

Uma ação que aumenta o número de visitas orgânicas – que não precisa de impulsionamento pago – na sua página e da probabilidade de conversão de novos leads.

Como se destacar utilizando a produção de conteúdos digitais?

Agora que já compreendemos um pouco sobre o que é o marketing de conteúdo e vimos alguns dos muitos benefícios que são trazidos por esse tipo de ação, é preciso compreender como fazer para introduzir esse investimento na rotina das empresas.

Isso porque, apenas produzir uma sequência de materiais aleatórios não somente não proporcionará os resultados almejados, como também será uma grande fonte de desperdício de investimentos – sejam eles de tempo ou de orçamento.

Desta forma, o primeiro passo para o sucesso na produção de conteúdos digitais é formular um planejamento detalhado, que envolve desde a avaliação da verba disponibilizada para esse investimento e a criação de um calendário de publicações.

Até o acompanhamento dos resultados obtidos e os objetivos a serem alcançados são pontos importantes.

Em conjunto com esses aspectos, é fundamental que o planejamento também contenha a confecção do:

  1. Funil de vendas

O investimento em um software de crm pode ser de grande ajuda durante o processo de construção de um funil de vendas.

Também conhecido como Pipeline, esse funil de vendas é um modelo estratégico que acompanha toda a jornada dos clientes. Desde o descobrimento da marca, até concretização das vendas.

Possuindo o acesso ao tipo de conteúdo disponibilizado pelos sistemas de crm preço, as empresas são capazes de produzir conteúdos que ajudam a conduzir esses usuários ao longo de cada uma das etapas, tornando-os mais aptos a finalizar a compra.

  1. Persona

A persona da empresa é uma representação semi fictícia do público ao qual a sua empresa direciona todas as suas ações. Ou seja, uma caracterização das principais qualidades que os seus compradores ideais têm em comum.

Isso inclui informações demográficas, motivações, objetivos, necessidades, entre vários outros dados que podem ser obtidos com o auxílio de sistemas de crm gratuitos e por meio da análise das interações dos clientes nas redes sociais ou nas publicações feitas.

  1. Produção de conteúdos relevantes

Independente da complexidade do planejamento realizado, os resultados desejados não serão obtidos a menos que o conteúdo produzido tenha uma ótima qualidade.

Pois, como foi dito anteriormente, para que seja possível fazer o controle de leads, esses materiais precisam despertar o interesse das pessoas e tornar a experiência mais satisfatória.

Para que isso seja possível, é muito importante explorar formatos diferentes e todos os recursos disponíveis pelas ferramentas tecnológicas e pelas plataformas digitais.

  1. Otimização em SEO

Durante todo o processo de produção textual ou audiovisual para marketing, é muito importante que os funcionários responsáveis por essas ações tenham sempre as plataformas de busca – como o Google ou o Yahoo Search –, em mente.

Afinal, é primordialmente através dessas ferramentas que os potenciais clientes terão acesso às suas postagens e ao site institucional.

Neste sentido, investir nas estratégias de SEO se fazem extremamente importantes, uma vez que elas visam potencializar o ranqueamento do seu site nas respostas produzidas pelos sites de busca.

  1. Utilização das redes sociais e do e-mail

A utilização das informações obtidas pelo crm plano também podem – e devem – ser utilizadas para a construção dos conteúdos destinados às redes sociais ou ao e-mail marketing.

Afinal, desta forma, esses materiais serão mais personalizados e mais facilmente compatível com os interesses do nicho.

Assim, é possível garantir mais facilidade e precisão na entrega dos conteúdos para o público, chamando ainda mais a atenção dos usuários e promovendo a geração de um tráfego maior e mais qualificado para o seu site ou e-commerce. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 

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