Mariza Abreu participa de seminário com especialista educacional do Banco Mundial
A qualidade da Educação Básica no Brasil foi um dos temas da palestra que o Ph.D. em Políticas Educacionais e Administração, Alberto Rodriguez, que atualmente trabalha como Especialista Educacional para a América Latina e o Caribe no Banco Mundial. "O Brasil está perdendo espaço no mercado de trabalho, pois os operários, na maioria das vezes, não receberam uma educação básica de qualidade e não conseguem compreender o que está lendo, ou ainda, não tem as noções básicas de matemática", exemplificou Rodriguez.
A palestra Conhecimento e Inovação para a Competitividade no Brasil, promovida pela Fundação Lemann, Instituto Futuro Brasil (IFB) e Ibmec São Paulo, na última quinta-feira (11), na capital paulista, foi acompanhado pela secretária estadual da Educação, Mariza Abreu.
Durante o evento, Rodriguez apresentou o livro Conhecimento e Inovação para a Competitividade, resultado de um estudo que analisou os problemas e deficiências derivadas do processo de preparação do Brasil para enfrentar os desafios da economia do conhecimento, os quais, segundo Rodriguez, repercutem no processo de inovação nas empresas e afetam negativamente a competitividade do país.
Segundo o especialista, as empresas privadas brasileiras investem em educação para sobreviver e competir no mercado internacional, "pois podem oferecer educação básica de qualidade aos seus colaboradores, que é a principal carência no Brasil", afirmou.
Outro ponto destacado pelo estudioso é a influência que a escolaridade dos pais tem sobre os filhos. "A escolaridade da família influência em 30% no aprendizado do aluno. Mas, uma boa escola pode eliminar essa desvantagem do aluno carente, oferecendo cultura de equalização que deve equilibrar com aqueles estudantes que recebem apoio e incentivo dentro de casa", declarou.
Para Mariza Abreu, as afirmações de Rodriguez durante a palestra e que constam no livro devem servir de norte para o futuro da educação brasileira. "Muitas das afirmações que ele fez durante a palestra são discutidas dentro da Secretaria da Educação como forma de melhorar a qualidade do ensino no Rio Grande do Sul, que é o nosso principal objetivo", afirmou Mariza Abreu.
(Envolverde/Sec de Educação do Estado Rio Grande do Sul)