Maranhão vence sétima edição do Desafio Sebrae
Por Tatiana Alarcon, da Agência Sebrae
Premiação é marcada com festa e show exclusivo do violonista gaúcho Yamandu Costa.
Brasília - A equipe Homosapiens, do Estado do Maranhão, foi a grande vencedora da edição 2006 do Desafio Sebrae, a primeira da região Nordeste a vencer a competição em sete anos de realização do jogo. Os universitários Alexandro Tobias, Joilma Prazeres, Juliana Marques, Francisco Uchôa e Wagner Araújo ganharam uma viagem à Itália para conhecer projetos considerados referência mundial em empreendedorismo.
O resultado foi divulgado, na noite desta segunda-feira (11), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), e marcado por muita festa e pelo show exclusivo do instrumentista Yamandu Costa.
Na cerimônia o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, destacou a importância da educação empreendedora. "Nós do Sebrae não temos dúvida em apostar no empreendedorismo. Trabalhamos para que cada vez mais a cultura empreendedora chegue a todo o povo brasileiro, especialmente a nossa juventude, que é o caminho para a construção da riqueza e do futuro do nosso País", ressaltou Okamotto.
Também participaram da solenidade de premiação o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, o gerente de Atendimento Individual, Enio Pinto, os coordenadores do jogo, Ricardo Garcia, pelo Sebrae, e Maurício Guedes, pela Coppe/UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), o reitor da UnB, Timothy Martin Mulholland, além de representantes das instituições parceiras na realização do projeto.
"Nós vamos para a Europa, mas esta não é a verdadeira premiação", disse Francisco Uchôa, da equipe vencedora. "Aqui é campeão aquele que aprendeu o que o jogo quis passar, ou seja, empreendedorismo para a profissão e para a vida. Todos nós saímos mais preparados", completou o estudante.
Os maranhenses, além da viagem à Itália, ganham também a posição de representantes do Brasil na final latino-americana do jogo virtual que vai reunir vencedores da Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru. A disputa internacional será realizada nos dias 1º e 2 de março de 2007.
Esta é a sétima edição do Desafio Sebrae, que tem como objetivo difundir a cultura empreendedora entre os universitários brasileiros. Os estudantes da Homosapiens foram os melhores dos 50 mil participantes do jogo deste ano, que desafiou os competidores a gerenciar uma empresa virtual do setor moveleiro.
Para 2007, o período de inscrições ao jogo já está marcado: começa em 19 de abril e termina no dia 15 de junho, pelo site http://www.desafio.sebrae.com.br. O Sebrae espera inscrever no próximo Desafio 70 mil universitários de todo o País, que terão pela frente a tarefa de gerenciar uma empresa do setor de cosméticos.
Confira o resultado final do Desafio Sebrae 2006:
1º - Homosapiens, do Maranhão;
2º - Wolf Hunters, do Paraná;
3º - Poisson, de São Paulo;
4º - Cavalheiros do Templo, de Pernambuco;
5º - Pais di Uestifalia, de São Paulo;
6º - Equimista, do Rio Grande do Sul;
7º - Computeiros Móveis, de Minas Gerais;
8º - Libra, do Distrito Federal.