Mapa mental e conceitual: quais as principais diferenças?

Mapas mentais e mapas conceituais existem há muitos anos para ajudar os alunos a lembrar o que estão explorando. Apesar de terem a mesma finalidade e a mesma eficácia, existem características diferenciadas entre eles.
Para que você saiba mais sobre elas e aprenda a aplicar as duas técnicas no seu dia a dia, preparamos um artigo completo com as principais informações sobre elas.
A principal diferença entre os dois mapas é como o conhecimento é organizado. Em um mapa mental, você precisa se concentrar nas palavras-chave de um tópico e organizá-las em uma ordem lógica para tornar o conteúdo memorável.
Por exemplo, se um aluno precisa aprender sobre cadeias alimentares para uma prova de Biologia, podem-se usar terminologias como espécie, animais, predador e presa, comida, etc. Todos os tópicos estão organizados na ordem em que aparecem, ligados entre si por setas que podem ser divididas em subtópicos para discussão de outros tópicos. Dessa forma, construindo e visualizando um mapa mental, os alunos podem se lembrar de toda a história envolvida, ligando os fatos de uma palavra a outra.
Os mapas conceituais, por outro lado, sugerem outra forma de pesquisa.
Nele, os conceitos de um determinado tópico são organizados em forma de diagrama, onde as caixas definem conceitos e ideias, e as linhas que os conectam contêm frases que ajudam a entender as conexões entre eles.
Para facilitar o entendimento, tomando como exemplo o tema da Revolução Francesa, os alunos podem entrar em um campo da "burguesia" e outro campo da "classe trabalhadora", e as linhas derivadas desses dois campos apontam diretamente para o campo do “conflito”.” Todos os campos podem dar origem a outros temas que explicam cada conceito estudado.
Em poucas palavras, pode-se dizer que os mapas mentais se concentram na memória, enquanto os mapas conceituais se concentram em um tópico.
Fazer um mapa mental ou mapa conceitual não é uma tarefa assustadora, você pode construir sua base com papel e caneta ou usando softwares disponíveis na internet. Especialistas da área educacional dizem que a eficácia da tecnologia pode ser maior na forma manual, pois a escrita ajuda a fixar o conteúdo.
Para construí-los, é recomendável usar cores diferentes para destacar os conceitos e suas definições. Em ambos os casos, é importante usar a criatividade para manter o aprendizado dinâmico.
Se você quiser construir um mapa mental, use as seguintes instruções:
- Defina o tópico que será explorado e centralize-o na página;
- Puxe algumas setas para diferentes posições e liste os principais temas que devem ser lembrados;
- Insira novas setas e escreva palavras-chave relacionadas ao tópico;
- Continue o processo até que tudo o que você quer aprender esteja no papel;
- Adicione ordem numérica à sequência de eventos ou fatos a serem lembrados;
- Recupere o conteúdo da exploração e certifique-se de que nenhuma informação seja perdida.
Para moldar o mapa conceitual, siga estas etapas:
- Desenhe algumas formas na parte superior da página, como um quadrado ou retângulo, para começar a criar o diagrama;
- Insira o conceito que o mapa irá explorar, como a palavra “alergias”, em um desses formatos;
- Puxe a seta e crie um novo gráfico para colocar nele a definição do termo. Seguindo o exemplo acima, o aluno pode escrever “resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a algum agente externo”;
- Adicione novas linhas para criar subtítulos. Neste caso, podem ser “alergias comuns" e “alergias raras";
- Desenhe novas linhas para fornecer definições para novas palavras, até que todo o conteúdo seja verificado;
- Leia o mapa e certifique-se de que não esqueceu nada.
E desta forma aprenderá novas técnicas de estudo que o farão render muito mais na hora de estudar.