Maceió completa 199 anos de belezas naturais
Capital alagoana, famosa por suas belas praias e piscinas naturais, completa 199 anos nesta sexta (5)
Um local onde o mar azul e a cidade convivem em harmonia: esta é Maceió, a capital de Alagoas, conhecida por suas praias de águas quentes e cristalinas e expressiva identidade cultural.
A cidade, que completa 199 anos nesta sexta-feira (5), é o 16º destino mais procurado por turistas domésticos e 13º mais desejado por eles, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo (MTur).
Os corais e as piscinas naturais de Pajuçara são o cartão-postal mais conhecido da cidade. Na maré baixa, com o mar tranquilo e cristalino, os turistas podem mergulhar com peixes de várias cores e espécies.
Para chegar lá, o visitante utiliza rústicas jangadas, sendo algumas delas acessíveis, adaptadas para receber e transportar pessoas com deficiência.
Praias como Pajuçara, Ponta Verde, e Cruz das Almas, que ficam em área urbana e compõem a orla marítima de Maceió, são algumas das mais visitadas pelos turistas que viajam para a cidade. Para aproveitar a bela paisagem da região, é possível alugar uma bicicleta e pedalar pela ciclovia do Pontal da Barra até a Jatiúca.
Se o turista desejar conhecer locais mais distantes, pode optar por praias como Ipioca, Pratagy, Mirante da Sereia, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma e Jacarecica.
No litoral sul, as mais conhecidas são a praia do Gunga, praia do Francês e Barra de São Miguel. “Temos uma diversidade incrível de praias para atender aos mais exigentes turistas. Como alagoano, nascido em Maceió, com a infância vivida no bairro do Farol, posso afirmar que é impossível não se apaixonar pela cidade”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Os visitantes também podem conhecer a região fazendo passeios de barco na Lagoa Mundaú e Manguaba. No bairro Pontal da Barra, é possível realizar o Passeio das Nove Ilhas, com embarcações que navegam em um arquipélago localizado na Lagoa Mundaú.
Das nove ilhas, oito delas ficam na capital alagoana e uma em Marechal Deodoro, município vizinho.
Nos últimos 10 anos, o Ministério do Turismo destinou R$ 177 milhões para obras em Maceió. Um dos investimentos realizados, por exemplo, são as melhorias e a climatização do Centro de Convenções da cidade.
A cultura maceioense é expressiva e marcante, onde nasceram artistas, escritores e músicos como o cantor e compositor Djavan e o poeta Lêdo Ivo. Festas e danças como Caboclinho, Carvalhada, Chegança, Bumba Meu Boi, Coco Alagoano, Festa de Reis, Guerreiro, Pastoril, Reisado, Quilombo e Zabumba fazem parte das manifestações folclóricas da região.
O principal artesanato de Maceió é o filé: uma renda feita principalmente por mulheres, com técnicas passadas de mãe para filha através das gerações.
Para encontrar este e outros artesanatos locais, os turistas podem ir até o Mercado do Artesanato, a Feirinha da Pajuçara ou o Pavilhão da Pajuçara.
Fonte: Ministério do Turismo