09/08/2022

M - learning

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (ESLA), Quarteira

 

A formação que utiliza equipamentos eletrónicos móveis é denominada de mobile learning ou m-learning. Esta formação de que resulta uma aprendizagem móvel surgiu em 2003 e consiste na fusão de diversas tecnologias de processamento e comunicação de dados que permite aos/às formandos/as e formadores/as uma maior interação. O facto de ser necessário desenvolver competências no momento (just-in-time), a qualquer momento (anytime) e em qualquer lugar (anywhere), baseadas na mobilidade e suportadas na constante evolução da tecnologia e das telecomunicações, em particular das comunicações móveis, dando a possibilidade de se aceder com grande rapidez e qualidade à internet fez com que este processo de ensino, de aprendizagem, de educação e de formação fosse identificado por m-learning. Esta circunstância decorre, nomeadamente, com maior relevância no século XXI, das enormes e diversificadas solicitações e mudanças que os indivíduos estão sujeitos, assim como as organizações onde trabalham e com as quais se relacionam, o que exige por parte de todos uma atualização rápida das suas competências, capacidades, conhecimentos, destrezas e habilidades, e que mediante este processo formativo julgamos que é possível presentemente dar essa resposta em tempo considerado útil.

Em nossa opinião esta versatilidade passou a ser mais compatível com o tempo que qualquer formando dispõe, uma vez que as inúmeras solicitações que estão sujeitos no exercício diário das suas funções, por vezes, não lhes permite estar muito tempo no mesmo local, onde têm ao seu dispor tecnologia «fixa», ou seja, ligada à rede por fios. Desta forma, a preocupação em termos formativos em qualquer área deixa de ter razão, dado que essa oferta formativa dirigida a qualquer formando pode ocorrer em plataformas eletrónicas a serem utilizadas pelos seus destinatários com o recurso a ferramentas eletrónicas com ligação à rede, mas sem fios.

O m-learning insere-se na formação à distância, mas permite estabelecer uma grande interação social, pelo que este tipo de formação à distância também se pode integrar simultaneamente na formação presencial.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×