26/06/2004

Livro "Política com prática de liberdade" busca aproximar o jovem da política


Desde cedo é criado no imaginário dos brasileiros uma imagem negativa sobre a política e os homens públicos, que é reforçada pelos sucessivos escândalos de corrupção que permeiam a história nacional. Através disso, os jovens percebem este universo como algo distante praticado nos obscuros gabinetes e salões, onde o povo é deixado em segundo plano.

E com o intuito de fazer os alunos se interessarem pela realidade brasileira, o Pueri Domus Escolas Associadas está lançando o livro "Política como prática da liberdade", de Luis Renato Silva Maldonado. A publicação segue o projeto pedagógico da coleção das Associadas.

Segundo Maldonado, o material tem o objetivo de sensibilizar o estudante para a importância da política na vida dos cidadãos. Por meio de atividades diferenciadas, o aluno é convidado a empreender uma série de estudos e debates, culminando na possibilidade da organização de um grêmio estudantil. "Além de estimular a leitura de jornais e revistas sobre o assunto, o material didático contém indicação de leituras científicas acerca do tema, aprofundando algumas questões e se distanciando das noções de senso comum", observa o educador.

A idéia do livro surgiu em 2002, quando o autor participou do projeto das Associadas denominado de "Olho no Voto" promovendo oficinas para estudantes de ensino fundamental II e médio das escolas da rede. Nas oficinas, o conceito de cidadania foi trabalhado nas suas múltiplas articulações. Foi discutida a necessidade de participação política, do indivíduo assumir a responsabilidade pública e intervir na dinâmica social.

A obra supre a necessidade de professores e alunos explorarem mais a fundo questões surgidas em debates sobre o tema, com uma abordagem mais crítica. "Empreendemos um projeto mais denso que discute a problemática a partir de um material didático específico, criado para contemplar as expectativas que os debates levantavam no meio juvenil", destaca Maldonado.

O escritor comenta que o livro tem uma abordagem multidisciplinar. "A política é o eixo, mas tratamos de filosofia, história, arte, mídia, e como a juventude se relaciona com estes temas. Tudo isso considerando a política numa esfera maior, sem partidarismo", esclarece.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×