Livro editado na UFPE fica em terceiro lugar no Prêmio Jabuti
O livro Ecologia e Conservação da Caatinga, editado pela Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ficou em terceiro lugar na final do 46º Prêmio Jabuti.
Os autores do livro são os professores Inara Roberta Leal e Marcelo Tabarelli, ambos do Departamento de Botânica, e José Maria Cardoso da Silva do Departamento de Zoologia, todos da UFPE. O livro concorreu na categoria Ciências Naturais e Ciências da Saúde.
Para o professor, Marcelo Tabarelli, a importância de ter chegado à final se deve ao fato de que a caatinga passa a ser mais conhecida. “O livro tem como proposta derrubar o falso mito de que essa região natural é pobre e atingir o universo acadêmico, além dos ‘tomadores de decisão’ em relação à caatinga”, afirma.
O livro, que contém 800 páginas, apresenta uma síntese sobre a diversidade biológica da Caatinga. Retratando os padrões de biodiversidade em diferentes grupos de organismos (plantas, abelhas, peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos), além de apresentar propostas de conservação para o bioma. (UFPE)