Lançado 3º guia de apoio a diretores escolares
O Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Diretores Escolares foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), nesta terça-feira, 26 de novembro. O documento, divulgado durante seminário disponível no canal do MEC no YouTube, é o terceiro de uma série de dez guias de apoio técnico do Programa Escola das Adolescências, a serem apresentados ainda em 2024. No encontro, também foi lançada a Trilha Formativa do Guia de Apoio às Transições e Alocações de Matrículas, que estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec).
O guia é um recurso técnico do eixo Desenvolvimento Profissional do programa e traz orientações para que os gestores atuem como lideranças comprometidas com a equidade, utilizando ferramentas e estratégias que apoiam o próprio desenvolvimento profissional. Além disso, o documento traz reflexões sobre os desafios e as oportunidades de liderança no contexto educacional brasileiro, bem como diretrizes para a implementação das ações que estruturam a política na rede.
“Esse guia foi pensado muito especialmente para este interlocutor-chave [diretores e diretoras escolares] para apoiar no processo da gestão escolar, tanto na direção do aprimoramento profissional quanto na direção de um olhar mais sensível e conectado com os sujeitos que essas escolas atendem, que estão vivenciando essa transição muito importante na dimensão humana, experimentando a saída da infância e a entrada na adolescência”, disse Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental, da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica. “Com todas as singularidades e toda a riqueza de peculiaridades, que são muito próprias dessa etapa, eles também experimentam um novo tipo de organização da escola, muito mais complexa e que requer muito mais maturidade e apoio, sobretudo para esse estudante que passa agora para a etapa final do seu percurso de escolarização no ensino fundamental”, completou.
Para o coordenador-geral de Formação de Técnicos da Educação Básica, Roberto Junior, o webinário é muito relevante, especialmente ao se tratar do diretor escolar. Segundo o coordenador, a importância de ser um diretor atento para as adolescências permite identificar quem são os adolescentes nas suas escolas. “Quando a gente fala de um professor, a gente está normalmente falando de uma sala de aula, de uma disciplina, mas, quando a gente fala de um diretor escolar, a gente está falando de uma escola inteira. Então, a importância desse ator para a melhoria da qualidade da educação é algo que precisamos sempre levar em voga, é algo a que precisamos estar atentos. Por isso, a Secretaria de Educação Básica vem desenvolvendo vários projetos no sentido de garantir formação continuada para diretores escolares”, disse.
Entre os temas discutidos no webinário, estão a estrutura do guia e sua interface com os demais guias do programa e as estratégias de auxílio ao gestor escolar — tópicos apresentados pelas especialistas Anna Penido e Cristiane Carvalho. O diretor escolar Elder Rocha, da Escola Municipal Francisca Ferreira de Avelar, situada em Sete Lagoas (MG), também apresentou sua experiência, com reflexões sobre os desafios e as oportunidades da liderança escolar no contexto educacional nos anos finais do ensino fundamental. O debate foi moderado pela coordenadora substituta de Ensino Fundamental, Ananda Carrias, que destacou o lançamento da primeira trilha formativa do programa no Avamec.
Programa – O Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal de apoio técnico e financeiro voltada à ampliação da qualidade social da oferta educativa dos anos finais do ensino fundamental para os estudantes brasileiros. Com isso em vista, prioriza eixos estratégicos que potencializem as redes e escolas, em face das singularidades dos seus principais sujeitos: os pré-adolescentes e adolescentes.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 26.11.2024