21/11/2014

Jornada espacial reúne alunos e professores em São José dos Campos (SP)

Aeb1

Ao todo, 95 destaques da Olimpíada Brasileira de Astronomia participam de atividades no Instituto de Aeronáutica e Espaço

 

“O mais interessante deste evento é que os alunos descobrem um Brasil que eles não conheciam”, afirma o pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), José Bezerra Pessoa Filho, sobre a 11ª Jornada Espacial, que, desde domingo (16), reúne 95 alunos e professores de ensino médio no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Os 56 estudantes, entre 16 e 19 anos, e os 39 professores, que são provenientes de 20 estados, além do Distrito Federal, tiveram as melhores notas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em quase 10 mil escolas por todo país no início do ano.

Até  sexta (21), o grupo tem programação composta de palestras e atividades práticas. Na terça-feira (18), houve uma visita ao Observatório Astronômico do IAE e hoje (20), o grupo participa de oficina teórica e prática sobre foguetes de garrafa PET, que serão construídos e lançados pelos alunos no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

Segundo Pessoa Filho, um dos organizadores do evento desde a primeira edição, em 2005, a Jornada serve para mostrar aos alunos a estrutura que o país dispõe nas áreas espaciais, por meio de visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e DCTA e interação com pesquisadores, além de prover novas ferramentas didáticas aos professores.

Trajetória - “A Jornada também desperta interesse e vocação desses jovens para seguir carreira aeroespacial. Temos um aluno do Colégio Militar de Brasília que participou da primeira e segunda Jornada, depois fez o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e hoje trabalha com tecnologia espacial”, conta o pesquisador.

O sonho em cursar o ITA é compartilhado pelo estudante Jonathas Sousa Santana, 17 anos, que veio de Roraima para participar da Jornada pela primeira vez. Ele conta que foi o professor de física que lançou o desafio para participar da OBA e foi necessário estudo extra, visto que as disciplinas de astronomia e astronáutica não fazem parte do currículo. “O que imagino para o futuro é poder voltar a São José dos Campos, desta vez como aluno de engenharia aeroespacial do ITA, e sei que divido esse sonho com muitos colegas e amigos”, diz o estudante.

De 7 a 12 do mês que vem, haverá outra edição da Jornada Espacial, desta vez no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), quando os estudantes poderão acompanhar o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Fonte: Agência Espacial Brasileira 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×