Jornada Espacial aproxima estudantes da astronomia e astronáutica
Evento promovido pela OBA e a AEB reúne 120 alunos e professores em São José dos Campos. A ideia é formar uma geração mais conectada a essas áreas do conhecimento
Com o objetivo de formar uma geração mais conectada à astronomia e à astronáutica, 120 estudantes e professores de várias regiões do país estarão reunidos, entre os dias 16 e 21 de novembro, em São José dos Campos (SP), para a Jornada Espacial. O evento é organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em conjunto com a AEB Escola, projeto pedagógico da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Os jovens foram selecionados a partir do desempenho nas questões de Astronáutica da prova da 17ª OBA, que neste ano contou com a participação de 772.257 alunos dos ensinos fundamental e médio de quase 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados do país.
Segundo o coordenador nacional da OBA, o professor João Batista Garcia Canalle, a jornada será uma "grande aula de ciências espaciais", na qual os estudantes poderão aprender mais detalhes e saber curiosidades dessas disciplinas, além de conhecer melhor o programa espacial brasileiro.
Palestras de astrônomos, pesquisadores e engenheiros fazem parte da programação, em temáticas que abordam, por exemplo, o funcionamento do GPS (Sistema de Posicionamento Global) e das plataformas espaciais e como são realizados os processos de transmissão por satélites. Haverá, ainda, uma oficina de construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet.
Os jovens e seus respectivos professores também poderão conhecer diversas instalações, entre elas, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Observatório Astronômico, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).
Quer participar?
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) abrirá suas inscrições a partir de janeiro de 2015. A prova acontecerá no dia 15 de maio do próximo ano. Os melhores classificados poderão integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participar das jornadas Espacial e de Foguetes.