18/12/2023

Já aderiram à Enec 84% dos municípios da Região Norte

Estratégia Nacional Escolas Conectadas teve adesão de 3.495 municípios brasileiros (62,75%) e 18 estados (70,37%). Prazo para participar terminará em 22 de dezembro.

A Região Norte do Brasil tem o maior percentual de adesão municipal à Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), com 84,22% (379), seguida do Nordeste (70,85%) e do Centro-Oeste, que teve adesão de 66,95% dos municípios. Os números correspondem ao último levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira, 15 de dezembro. 

Ao todo, já aderiram à Estratégia 3.495 municípios (62,75%) e 18 estados (70,37%) brasileiros. De acordo com o balanço, todos os municípios do Acre e do Amazonas aderiram à iniciativa, seguidos do Pará (88,89%) e do Rio Grande do Norte (87,43%). 

O estado com menor percentual de adesão municipal é São Paulo, com 36,59% de um total de 645 municípios. O levantamento também mostra que 52,22% dos municípios da Região Sudeste aderiram à Estratégia, e 55,58%, da Região Sul. 

Confira o balanço de adesão dos municípios por unidade federativa (UF):

.

.

 

 

Fonte: elaborado pela SEB, com base nos dados do Simec (15/12/2023).  

Adesão Os gestores das redes de ensino podem aderir à Estratégia até 22 de dezembro, mediante o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).   

Escolas Conectadas  A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto n. 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal, em colaboração com as redes públicas de ensino, que visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do País.   

Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, vai assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.   

A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.     

Mais informações podem ser obtidas pelo número 0800616161, pelo chat de Serviços do MEC e pela Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.  

  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) - 15.12.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×