17/01/2020

INTRODUZINDO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO

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Por Marcos Antonio Staub - mestrando em Estudos Da Tradução no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução - Universidade Federal de santa Catarina - UFSC

 

 

 

RESUMO

 

Objetivando a formação integral do aluno, bem como o desenvolvimento das práticas discursivas como a oralidade, compreensão auditiva, escrita e a leitura entende-se como de suma importância a introdução do texto literário de diferentes gêneros, que possibilitem ao aluno a exploração de conhecimentos culturais, de autoria, gêneros discursivos em comparação com a prática da leitura de textos literários da disciplina de Língua Portuguesa ensinada no ensino médio. O presente trabalho foi realizado na Escola De Educação Básica Adolpho Konder em Blumenau, Santa Catarina, e tem o objetivo de apresentar uma reflexão sobre o ensino de Língua Inglesa na escola, com enfoque texto literário. Para tal, serão contemplados textos como: Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (O Médico e o Monstro)  (1886) de Robert Louis Stevenson, uma novela gótica com elementos de ficção científica: Metodologicamente, fez-se um recorte: (1) do gênero literário, (2) do que foi observado e realizado e compreendido a partir de uma leitura em sala e, ainda, (3) das considerações/compreensões possibilitadas pela experiência. As técnicas utilizadas durante o Estágio foram a observação e o diário de campo e a regência. Durante o período de regência de classe foram trabalhados os gêneros do discurso, por exemplo, a crítica literária usando-se de um texto literário já mencionado de Robert Louis Stevenson. Os alunos puderam compreender o uso dos gêneros textuais, seu lugar e contexto, bem como ampliar sua perspectiva sobre a literatura. A experiência do estágio contribuiu muito para a troca de experiências – teórica e prática – entre professor de sala e estagiário.

 

Palavras-chave: Texto literário. Gêneros discursivos. Prática de leitura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1- INTRODUÇÃO

 

 

       No ensino médio os alunos passam a estudar literatura em Língua Portuguesa, sua língua materna, ou L1, como passaremos a nos referir doravante, aprendendo a conhecer escolas literárias, autores e obras consagradas da literatura brasileira e estrangeira. Aproveitando essa iniciação literária na L1, que possibilitara ao aluno a familiarização com o texto literário, o ensino de Língua Estrangeira (LE), ou L2 poderá fazer uso também desta ferramenta textual, permitindo ao aluno acesso à ficção e obras consagradas em língua inglesa. A literatura possibilita ainda ampliar o repertório cultural, além de estimular a curiosidade e o interesse pelas historias retratadas nas narrativas. No que se refere ao ensino de Língua Estrangeira Moderna, Inglês, os textos trabalhados são, em sua grande maioria, publicitários, informativos, de opinião, jornalísticos ou de interações fictícias ou factuais, salvo em raras ocasiões o texto literário não é utilizado. Defendendo a utilização de textos literários no ensino de Inglês (L2), para o ensino médio este trabalho pretende ampliar as discussões acerca do tema e propor novas abordagens, sem ter a pretensão de desconsiderar outros textos, mas de corroborar a percepção de outros pesquisadores que compartilham da mesma percepção e aplicar na prática o exercício da leitura e interpretação do texto literário em sala de aula.  Para tanto este trabalho está estruturado da seguinte maneira: Introdução; Área de Concentração; Justificativa; Delimitação do Tema; Justificativa e Conclusão.

       Essa investigação é fruto do Estágio realizado no curso de Letras Inglês, na modalidade Flex, do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) aplicado na Escola De Educação Básica Adolpho Konder em Blumenau, Santa Catarina.

 

 

 

 

 

 

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

 

A literatura tem potencial de descortinar um universo de fantasias, retratando sobre o papel ou sobre a tela de plataformas tecnológicas, inumeráveis narrativas que nos levam à imaginar, recriar, recontar, interpretar e com isso aprender.

 

Os PCN (BRASIL, 1998, p.55) neste sentido, propõem que:

 

[...] para além da memorização mecânica de regras gramaticais ou das características de determinado movimento literário, o aluno deve ter meios para ampliar e articular conhecimentos e competências que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com que se depara na família, entre amigos, na escola, no mundo do trabalho.

 

              A partir deste entendimento podemos depreender que o ensino de Língua Estrangeira Inglês pode utilizar textos literários, proporcionando aos estudantes contato com as diversas formas de gêneros textuais.

 

Collie and Slater (1987) sugerem que o estudante exposto ao texto literário pode ter um ganho substancial na habilidade de escrita, na formação e funcionamento das sentenças, nas diferentes formas de conectar as ideias e uma variedade de estruturas possíveis. A leitura propriamente dita é uma atividade e uma habilidade a ser desenvolvida, “Reading” e sua prática possibilita ainda a leitura do texto por parte do professor, alcançando assim mais uma habilidade, o “listening”.

 

 

Reading   a   substantial   and   contextualised   body   of   text,

students gain familiarity with many features of the written

language – the formation and function of sentences, the variety

of possible structures, the different ways of connecting ideas –

which   broaden   and   enrich   their   own   writing   skills.

(COLLIE&SLATER, 1987,p. 5).

 

A leitura propriamente dita é uma atividade e uma habilidade a ser desenvolvida, “Reading” e sua prática possibilita ainda a leitura do texto por parte do professor, alcançando assim mais uma habilidade, o “listening”. De acordo com Lazar (2005, p.138):

 

Since most plays are rich in dialogues, using a play with

students   is   a   useful   and   exciting   way   of   focussing   on

conversational language.

 

 

A leitura de uma peça de teatro com os alunos seria uma forma útil e interessante para focar na pratica da conversação, desenvolvendo assim mais uma habilidade, o “speaking”.

 

 

2.1- Área de Concentração: Estudos Literários em Língua Inglesa.

 

Luiz Antônio Marcuschi afirma que “Os gêneros que aparecem nas seções centrais e básicas, analisados de maneira aprofundada, são sempre os mesmos. Os demais gêneros figuram apenas para enfeite e até para distração dos alunos.” (MARCUSHI, 2008, P. 207) De modo que quase que invariavelmente encontramos em materiais didáticos de Língua Inglesa, textos publicitários ou de opinião, enquanto textos literários de autores consagrados não são explorados didaticamente para aprimorar as práticas discursivas, a saber: reading, speaking, listening e o writing.

 

  1. Justificativa: A literatura, ensinada em L1 que permite ao aluno ampliar a sua compreensão da linguagem conotativa, experimentar diferentes formas de cognição e a possibilidade de conhecer novos autores, diferentes gêneros e estilos, de diferentes épocas e contextos sócio-culturais, formando um olhar crítico sobre a linguagem e seus processos de aquisição.

 

 

  1. Tema: Introdução do texto literário no ensino de Inglês.

 

    Através da literatura é possível promover discussões a fim de compreender as relações politicas, econômicas, ideológicas e culturais de uma sociedade para edificação de um sujeito crítico, conforme afirma Cavalcante (2004).

 

A literatura como um mundo (microcosmos) em que se representa a realidade, podendo ser fonte de sabedoria e de vida. É procurar fazer com que o aluno desenvolva habilidades para compreender, decodificar sistemas de signos e símbolos, ideologia (s). (CAVALCANTE, 2004, p. 138).

 

    Analisar e interpretar textos são, portanto, habilidades fundamentais em qualquer idioma, não poderia ser diferente para o estudante de uma L2.

 

  1. Objetivos:

 

- Estimular a prática da leitura e a compreensão de textos através da literatura, de diferentes gêneros textuais, como o conto por exemplo. Ampliar a visão dos alunos sobre autoria e clássicos consagrados da literatura. Ampliar o vocabulário e aperfeiçoar a escrita e a produção de textos.

_ Orientar os alunos quanto à profusão de diferentes culturas, hábitos e costumes, quer sejam contemporâneos ou de diferentes épocas.

- O texto literário, por não ter sido criado especificamente para fins didáticos, é rico e genuíno. Uma seara de vocabulário e expressões idiomáticas.

 

 

 

 

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

 

Durante o Estágio, realizado no curso de Letras Inglês modalidade Flex, foram observadas aulas na Educação Básica, Ensino Médio (3 Ano) na Escola De Educação Básica Adolpho Konder em Blumenau Santa Catarina. Os dados técnicos e teóricos relacionados neste trabalho são frutos de uma extensa pesquisa bibliográfica acerca do tema proposto. Para este trabalho, fez-se um recorte: (1) dos fundamentos teóricos, (2) do que foi observado e realizado em sala e, ainda, (3) das considerações/compreensões possibilitadas pela experiência. As técnicas utilizadas durante o Estágio foram a observação e o diário de campo e a regência. Após coletados os dados a partir do diário, realizou-se uma reflexão a partir dos aportes teóricos – esses resumidamente apresentados na seção anterior. Em especial, os conceitos de gêneros do discurso, letramento, práticas de leitura e escrita levando em conta as necessidades reais dos estudantes em sociedade. Tal reflexão foi potencializada a partir da disciplina Estágio Curricular Supervisionado III – uma das disciplinas da grade de Formação em Letras-Inglês (FLX) –, que tem o objetivo de realizar um trabalho reflexivo apoiado nos estudos das disciplinas do curso, em especial, o Estágio. Durante o período de regência de classe foram trabalhados os gêneros do discurso, por exemplo, Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (O Médico e o Monstro)  (1886) de Robert Louis Stevenson através do qual os alunos puderam compreender o uso dos gêneros textuais, seu lugar e contexto, a narrativa enquanto gênero e estilo literário, o uso da língua inglesa, sua estrutura gramatical e lexical.

 

 

 

4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais)

 

       A experiência da sala de aula – observação e regência – contribuiu sobremaneira para a observação de conceitos da área de Letras na prática. Além disso, essa vivência demonstrou a recepção dos alunos em relação às práticas pedagógicas que se apoiem em concepções de letramento/gêneros do discurso. Da mesma maneira, a aplicação das cinco aulas trouxe contribuições para a formação do acadêmico de Letras. A experiência do estágio contribuiu muito para a troca de experiências – teórica e prática – entre professor de sala e estagiário. Além de termos recebido relatos orais bastante significativos por parte dos alunos daquela turma.

       Assim, os professores devem estar cientes de que o papel dos professores de LE não é somente ensinar a língua – gramática, sintaxe e etc – mas poder também fazer com que a LE interaja com outras disciplinas, valorizando assim o aspecto inter e multidisciplinar. Aprendemos muito com esse processo e plantamos uma semente, que ao germinar pode gerar como frutos novos leitores, disseminadores da prática da leitura e especialmente formados para a vida acadêmica, social e profissional.

 

 

 

 

Marcos Antonio Staub é mestrando no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução

da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, 1998. _______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. _______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 1. 2006.

 

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia Científica. Indaial: UNIASSELVI,

2013.

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