Lousa interativa, carteira digital e aplicações mobile serão, nos próximos 3 anos, tecnologias absorvidas no ambiente escolar. Como estes recursos transformarão a educação?
De 28 a 30 de abril, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo a Interdidática 2010 apresenta tecnologias de última geração para o ambiente escolar, como softwares, serviços e equipamentos. Além de debater tendências e perspectivas do uso e aplicação desses recursos na inclusão digital, gestão escolar, aperfeiçoamento do educador e melhor aproveitamento na aprendizagem.
Durante os 3 dias de evento, cerca de 200 marcas apresentarão sistemas arrojados de informatização para escolas e bibliotecas, softwares educativos, gestão escolar presencial e a distância, soluções para robótica, controle de acessos, além de equipamentos e serviços voltados para a comunicação e conectividade. Dentre as novidades estão: a lousa digital interativa - um aparelho conectado ao computador que projeta imagens e permite comando com as mãos (touch screen), a carteira digital que possui um computador acoplado ao mobiliário escolar e um equipamento de scanner que capta imagens em 3D.
Segundo um dos conferencistas do Seminário de Tecnologia Educacional, o jornalista Ethevaldo Siqueira, o grande desafio para escolas, professores e alunos pode ser resumido numa frase: Como usar corretamente esse arsenal de novos recursos tecnológicos?
O computador, o celular, os livros eletrônicos (e-readers), a internet de banda larga e a televisão começam a mudar profundamente a Educação em todo o mundo, inclusive no Brasil. A cada dia, surgem novas aplicações e recursos derivados diretamente dessas tecnologias, destinados a aprimorar o ensino e auxiliar professores e alunos no processo educacional.
"Nos próximos três anos, essas tecnologias, em especial as que estão associadas à mobilidade, deverão ter ainda maior impacto tanto no ambiente escolar quanto na vida pessoal dos alunos, permitindo-lhes o acesso, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao conhecimento, seja ele o conteúdo de aulas, palestras e livros, seja de provas e testes de aproveitamento", explica Siqueira.
Para Jorge Vidal, diretor da Interdidática, a sociedade futura será condicionada pela educação das gerações de jovens, num processo dinâmico e transformador, com a consolidação e a expansão da internet e redes sociais. "É indispensável acreditar em inovações, concebendo programas bem projetados, e que todos os elementos críticos da escola e do sistema escolar identifiquem o que precisa mudar para que atuem efetiva e alinhadamente", explica.
Sobre a Interdidática 2010 - Exposição Internacional de Sistemas e Soluções em Tecnologia Educacional, com realização de 28 a 30 de abril de 2010, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Nestes três dias, especialistas renomados do Brasil e Exterior compartilharão suas experiências no Fórum que aborda dois temas centrais: a Avaliação Educacional e a importância da Participação dos Pais na Educação. Em paralelo, acontece o Seminário de Tecnologia e o Seminário Internacional Brasil Europa E-Learning. Simultaneamente ao Fórum e Seminários, acontece a Exposição com cerca de 200 marcas nacionais e internacionais, com a missão de apresentar ao mercado da educação as principais novidades tecnológicas do setor, colocando frente a frente fornecedores e clientes, em favor do uso da tecnologia por uma Educação de qualidade. Fontes:
? Ethevaldo Siqueira é jornalista, escritor e consultor nas áreas de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Economia Digital. Colunista dessas especialidades do jornal O Estado de S. Paulo, da Revista Época e da Rádio CBN (programa Mundo Digital), fundou e dirigiu a Revista Nacional de Telecomunicações de 1979 até abril de 2001. Foi professor de Telecomunicações na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo USP. Conquistou duas versões do Prêmio Esso de Jornalismo, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq e o Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista de Tecnologia. Tem, ainda, 10 livros publicados.
? Carteira Digital - Integração da Tecnologia ao Mobiliário escolar O equipamento é do mesmo tamanho de uma carteira convencional, com teclado e mouse individuais. Cada uma tem seu "tablet", superfície de vidro coberta por um filme condutor de eletricidade, que permite ao aluno desenhar, escrever, acionar comandos e menus com uma caneta interativa. O monitor de LCD tem 15 polegadas e pode ficar na vertical, horizontal ou posições intermediárias. O objetivo eh reduzir custos com energia eletrica, maior controle das aulas, alem de oferecer seguranca, comodidade e interatividade ao aluno.
Lousa Digital - Sala Multimidia Interativa Quadro-negro, Giz e apagador sao coisas do passado. Perderam lugar para a lousa digital - equipamento conectado a um computador que projeta imagens e permite ser comandado com a mao por meio da tecnologia touch screen (sensivel ao toque) ou com uma caneta especial. A tecnologia auxilia nas atividades do professor, aumenta a participacao e o interesse dos alunos em sala de aula, alem de permitir a exibicao de videos, acesso a internet e tambem gravar as aulas.
SERVIÇO Interdidática 2010 - Exposição+Fórum+Seminário * Entrada a Exposição gratuita, restrita aos profissionais do setor. Seminários/Fórum, consultar preços no site. DATA - De 28 a 30 de abril de 2010 (quarta a sexta-feira), das 9h às 18h. LOCAL - Palácio das Convenções Anhembi Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Parque Anhembi - Santana - São Paulo - SP MAIS INFORMAÇÕES - http://www.interdidatica.com.br - (11) 5687.8522
(Envolverde/Maxpress)
|