Instituto Federal abre 1.040 vagas em cursos técnicos integrados
IFMS oferece sete opções de capacitações de nível médio em municípios do Mato Grosso do Sul. Inscrições até 20 de outubro
Estudantes dos municípios sul-mato-grossenses de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Campo Grande têm a oportunidade de concorrer a 1.040 vagas em sete cursos técnicos integrados de nível médio oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). As inscrições estão abertas até 20 de outubro.
Para concorrer, o estudante deve ter concluído o ensino fundamental na data da matrícula e apresentar o CPF. No curso técnico integrado, o aluno recebe a formação básica, correspondente ao ensino médio, e a profissional. Confira o edital.
A duração é de três anos, com carga mínima de três mil horas. No IFMS, a parte de qualificação técnica varia de mil a 1,2 mil horas, conforme determina o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a professora do instituto e coordenadora do processo seletivo, Liliam Caldeira, o IFMS tem compromisso com a formação integral dos estudantes, já incluída a relação com o mundo do trabalho. A definição dos cursos foi precedida de estudos e análises dos arranjos produtivos dos municípios e áreas adjacentes aos sete campi do instituto.
Vagas
As 1.040 vagas ofertadas estão distribuídas nos sete campi:
- Aquidauana, 160, nos cursos de técnico em edificações e de técnico em informática.
- Corumbá, 80, nos cursos de técnico em informática e de técnico em metalurgia.
- Coxim, 160, nos cursos de técnico em alimentos e de técnico em informática.
- Nova Andradina, 120, nos cursos de técnico em agropecuária e de técnico em informática.
- Ponta Porã, 240, nos cursos de técnico em agricultura e de técnico em informática.
- Três Lagoas, 160, nos cursos de técnico em eletrotécnica e de técnico em informática.
- Campo Grande, 120, no curso de técnico em informática.
Do total de vagas, 50% são reservadas a candidatos que cursaram o ensino fundamental em escola pública, a cotas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e a autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
As vagas são oferecidas nos turnos da manhã e tarde, à exceção do curso técnico em edificações integrado à educação de jovens e adultos, no campus de Aquidauana (40 vagas no turno da noite), e do curso técnico em agropecuária (80 vagas no campus de Nova Andradina, em tempo integral, com possibilidade de o aluno ficar instalado no alojamento do campus).
Seleção
As provas (com 20 questões de língua portuguesa, 20 de matemática e dez de conhecimentos gerai) serão aplicadas no dia 16 de novembro, às 8h15, horário de Mato Grosso do Sul (9h15 no horário de Brasília). O resultado da seleção será publicado no dia 2 de dezembro. As matrículas devem ser feitas de 18 a 22 de dezembro.
Fonte: Ministério da Educação