10/09/2014

Instituto Chico Mendes promove curso de brigadistas

Objetivo é formar profissionais para prevenir e combater queimadas em Unidades de Conservação

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) oferece, desde 2009, o 'Curso de Formação das Brigadas de Combate e Prevenção a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação federais'. Desde então, mais de 12 mil brigadistas se formaram para prevenir e combater as queimadas nas áreas protegidas pelo ICMBio.

As vagas são definidas de acordo com a necessidade de cada Unidade, na abertura do processo de seleção, que acontece em duas etapas: a pré-seleção e o curso propriamente dito. Na primeira fase, são realizadas avaliações físicas e observadas as habilidades que o candidato tem de usar ferramentas agrícolas.

"Dentre os critérios de seleção estão comportamento, atitude em relação ao grupo, manutenção de ferramentas e manuseio de equipamentos", contou o analista da Coordenação de Emergências Ambientais, João Morita.

Os aprovados na primeira etapa participam de um curso de 40h, gratuito, para preencher as vagas de chefe de esquadrão e brigadista. O que determina para onde os inscritos vão é a classificação final.

Somente será aceita a inscrição, se o candidato tiver entre 18 (dezoito) e 55 (cinquenta e cinco) anos; residir, preferencialmente, nas proximidades da Unidade de Conservação.

É preciso apresentar, no ato da inscrição toda a documentação exigida pela UC, e não exercer cargo/função/emprego público ou privado; inclusive para servidores afastados por licença sem vencimentos.

Seleção

O curso constitui-se de um número específico de vagas para brigadistas e chefes de esquadrão, considerando a realidade de cada Unidade de Conservação que abre a seleção. O processo de seleção dos candidatos é realizado em duas etapas:

1. Pré-seleção: avaliação física e habilidades com o uso de ferramentas agrícolas. Os inscritos serão submetidos à pré-seleção, e apenas os aprovados poderão participar do curso.

2. Curso: Será realizado um curso de 40h para os pretendentes a vaga de chefe de esquadrão e brigadista, o qual determinará a classificação final dos participantes. O curso é gratuito.

O coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Niel Berlinck, informou que quem faz o curso pode ser contratado para atuar durante seis meses em uma Unidade de Conservação federal administrada pelo ICMBio. "O candidato ainda pode escolher em qual Unidade deseja atuar, desde que haja vagas no local desejado", disse Berlinck.

Período de inscrições até 30 de setembro

Parque Nacional da Lagoa do Peixe - (51) 3673.2435

Parque Nacional Serra de Itabaiana - (79) 3288.1452

Reserva Biológia de Pedra Talhada - (82) 9112.6603

Parque Nacional do Catimbau - (87) 9164.3653

Estação Ecológica de Maracá - (61) 2028.9286

Parque Nacional do Viruá - (61) 2028.9286

Parque Nacional Ilha Grande - (44) 3642.1774

Período de inscrições de 6 a 10 de outubro

Estação Ecológica de Caracaraí - (95) 3532.1462

Estação Ecológica de Niquiá - (95) 3532.1462

Fonte: ICMBio 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×