30/06/2006

Inscrições de secretaria no Brasil Alfabetizado terminam em julho

Brasília - Estados e municípios interessados em participar o Programa Brasil Alfabetizado devem enviar os planos pedagógicos, cadastro de alfabetizadores, nomes dos alunos e turmas ao Ministério da Educação até o dia 12 de julho. Este ano, o ministério irá repassar R$ 217 milhões aos participantes do programa.

A expectativa do governo federal é a de que até o final deste ano o governo federal consiga alfabetizar 2 milhões de jovens com mais de 15 anos. Atualmente, existem no país cerca de 16 milhões de analfabetos. Cerca de 800 municípios e 23 Estados já declararam interesse em participar do programa e estão aptos a enviar os planos pedagógicos e cadastros.

As secretarias de educação estaduais devem informar ao MEC por meio do plano pedagógico, como será feita a capacitação dos alfabetizadores, descrever o método de ensino que será utilizado nas aulas e o período de duração do curso, que deve ser de seis a oito meses. Outras informações podem ser obtidas na internet, pelo endereço eletrônico www.mec.gov.br.

De acordo com o Secretario de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Henriques, para ser alfabetizador do programa não é necessário ter formação em nível superior. "Pretendemos fazer uma mobilização de alfabetizadores e criar uma rede de aprendizagem que consiga resolver o problema do analfabetismo no país", diz Henriques.

Jovens e adultos que desejam participar dos cursos de alfabetização devem se inscrever nas secretarias estaduais ou municipais, redes de ensino ou ligar no número 0800 61 61 61.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×